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Perfil da fluência de escolares falantes do português brasileiro

Processo: 11/23151-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Francine Custódio Paschoalino
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fala   Fluência

Resumo

O conhecimento do perfil da fluência de fala de escolares falantes do português brasileiro pode trazer benefícios à melhor compreensão dos parâmetros da normalidade da fala, visando auxiliar na distinção entre a presença ou não de um distúrbio da fluência. Nosso estudo tem como objetivo principal caracterizar a fluência de fala de escolares fluentes em termos de tipologia das disfluências e frequência de rupturas, bem como taxa de elocução em sílabas e palavras por minuto. Participarão dessa pesquisa 40 escolares, de uma escola pública, na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, de ambos os gêneros. Os participantes dessa investigação serão divididos em dois grupos: GI será composto por 20 escolares na faixa etária de 7.0 a 7.11 anos, e GII: 20 escolares na faixa etária de 8.0 a 8.11 anos; sendo 10 escolares do gênero masculino e 10 do gênero feminino para cada grupo. A avaliação da fluência será realizada por meio de amostras de fala contendo 200 sílabas fluentes. Para caracterizar a frequência das rupturas, serão utilizadas as seguintes medidas: porcentagem de descontinuidade de fala e porcentagem de disfluências gagas. A velocidade de fala será medida segundo o teste utilizado, caracterizando o fluxo de sílabas e de palavras por minuto. Os resultados serão analisados quantitativa e qualitativamente e distribuídos em tabelas.