Busca avançada
Ano de início
Entree

S-nitrosilação de Src quinase promovida por concentrações crescentes de óxido nítrico (no): implicações na morte por perda de adesão ao substrato (anoikis) induzida por no

Processo: 11/24112-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Hugo Pequeno Monteiro
Beneficiário:Paulo Eduardo da Costa
Instituição-sede: Centro de Terapia Celular e Molecular. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Óxido nítrico   Apoptose   Anoikis

Resumo

O estudo do processo de morte celular por perda de adesão (anoikis) é essencial para entendermos como as células tumorais metastáticas podem desenvolver resistência a este tipo de morte. Há vários anos, nosso grupo de pesquisa vem publicando evidências experimentais de que o radical livre óxido nítrico pode sinalizar através das proteínas tirosina quinase constituintes da via do receptor para o fator de crescimento epidérmico em associação com as integrinas. As proteínas tirosina quinases citoplasmáticas Src e proteína tirosina quinase da adesão focal são elementos chave na conexão entre estas vias de proliferação e adesão celulares e são os componentes essenciais do complexo de adesão focal. Nossas observações assim como a de outros autores têm demonstrado que concentrações fisiológicas de óxido nítrico promovem a migração, proliferação e sobrevivência celulares inibindo assim a ocorrência da morte por anoikis. Por outro lado, elevadas concentrações do radical livre podem atuar em sentido inverso, promovendo a morte induzida por destacamento. Evidências desta possibilidade foram recentemente descritas pelo nosso grupo de pesquisa. Assim, com esta proposta que apresentamos a FAPESP, temos como objetivo principal caracterizar o papel da s-nitrosilação de Src quinase promovida por concentrações elevadas de doadores de NO em possíveis alterações na composição e organização do complexo de adesão focal. As conseqüências destas alterações e suas relações com o processo de morte por anoikis também serão investigadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, PAULO E.; BATISTA, WAGNER L.; MORAES, MIRIAM S.; STERN, ARNOLD; MONTEIRO, HUGO P. Src kinase activation by nitric oxide promotes resistance to anoikis in tumour cell lines. Free Radical Research, v. 52, n. 5, p. 592-604, 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.