Bolsa 12/00344-9 - Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, Desenvolvimento d - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da coerência na narrativa oral de histórias em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Processo: 12/00344-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Mariana Pereira Zenaro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Desenvolvimento da linguagem   Narrativa   Análise estatística de dados   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Linguagem | Narrativa | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | Linguagem

Resumo

Desempenhar uma tarefa de narrativa oral requer o envolvimento de funções executivas, linguísticas. Indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) frequentemente apresentam prejuízos cognitivos do sistema executivo que por sua vez são apontados como responsáveis pelas dificuldades de planejamento e organização da narrativa e por fim na capacidade de produção de narrativas coerentes. O objetivo do presente trabalho é investigar a coerência na narrativa oral de história em 20 crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade, de ambos os gêneros, na faixa etária de 5 a 10 anos e comparar a 20 crianças com desenvolvimento típico de linguagem sem TDAH, segundo gênero, idade cronológica e escolaridade. A narrativa oral será eliciada utilizando o livro Frog Where Are You? e a narrativa oral será transcrita para fins de análise quanto a presença de indicadores estruturais e grau de coerência da narrativa, segundo proposta de Spinillo e Martins (1997), adotando-se como principais componentes estruturais informações quanto aos personagens, eventos e o desfecho da história. Os dados serão analisados por meio de análise estatística não paramétrica para comparação entre os indivíduos com TDAH e com desenvolvimento típico de linguagem.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA PEREIRA ZENARO; NATALIA FREITAS ROSSI; ANA LUIZA DECANINI MIRANDA DE SOUZA; CÉLIA MARIA GIACHETI. Estrutura e coerência da narrativa oral de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. CoDAS, v. 31, n. 6, . (14/50909-8, 12/00344-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.