Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintenia dos genes ribossomais: investigações evolutivas em espécies de peixes do gênero Triportheus

Processo: 12/00901-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marcelo de Bello Cioffi
Beneficiário:Vinícius Marquioni Monteiro
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cromossomos   Peixes   Citogenética

Resumo

Genes ribossomais têm sido investigados em várias espécies de peixes, mostrando-se bons marcadores cromossômicos para o entendimento da dinâmica evolutiva das famílias repetitivas multigênicas no genoma. Estudos prévios envolvendo o mapeamento cromossômico de genes ribossomais em espécies de Triportheus mostraram que, enquanto o DNAr 5S se apresenta mais conservado em relação a sua distribuição, ocorre uma grande variação no número e na posição dos sítios de DNAr 18S. Adicionalmente, análises de double-FISH utilizando ambos os genes ribossomais, por ora conduzidas somente na espécie T. nematurus, mostraram a localização adjacente destes genes em um mesmo par cromossômico, fato incomum entre os peixes, onde geralmente o cenário mais frequente é a distribuição destas sequências sobre pares cromossômicos distintos. Entretanto, é possível que esta característica seja também compartilhada por outras espécies de Triportheus, podendo representar uma sinapomorfia para este grupo, da mesma forma como proposto para o sistema de cromossomos sexuais ZZ/ZW, o qual é característico para este gênero dentre os Characidae. Assim sendo, o presente projeto visa a analisar a distribuição cromossômica dos genes ribossomais 5S e 18S entre espécies de Triportheus, empregando a técnica de double-FISH, verificando o compartilhamento desta condição sintênica entre as espécies investigadas e sua relação no tocante à localização desses genes no genoma, acrescentando assim novas evidências no processo evolutivo deste grupo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUIONI, VINICIUS; CARLOS BERTOLLO, LUIZ ANTONIO; DINIZ, DEBORA; CIOFFI, MARCELO DE BELLO. Comparative chromosomal mapping in Triportheus fish species. Analysis of synteny between ribosomal genes. Micron, v. 45, p. 129-135, FEB 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.