Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da molhabilidade de cerâmicas de carbeto de silício com misturas de óxidos Al2O3-Dy2O3

Processo: 12/01177-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Sebastião Ribeiro
Beneficiário:Juliana Alves da Silva
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Molhabilidade

Resumo

As cerâmicas a base de carbeto de silício, SiC, tem muitas aplicações na engenharia devido às suas excelentes propriedade mecânicas, térmicas e químicas. Para a produção de cerâmicas de SiC com propriedades específicas para cada aplicação, seu processamento deve ser escolhido de maneira que produzam microestruturas adequadas. Para isso, na maioria das vezes, essas cerâmicas são sinterizadas via fase líquida, usando como aditivos formadores dessa fase, misturas de óxidos de alumínio e algumas terras raras, como por exemplo: Al2O3/Y2O3, Al2O3/Sm2O3 e Al2O3/La2O3. A principal propriedade que esses aditivos de sinterização devem possuir é a molhabilidade, ou seja, deve apresentar baixo ângulo de contato. Com essa característica o líquido formado aproxima as partículas do SiC e também densifica com velocidades significativas, além de produzir microestruturas com propriedades mecânicas excelentes. Este projeto tem como objetivo estudar o comportamento de molhamento do SiC pelo sistema de aditivos Al2O3-Dy2O3 visando sua aplicação na sinterização via fase líquida de cerâmicas de SiC.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, J. A.; MORESCHI, B. M.; GARCIA, G. C. R.; RIBEIRO, S. Wettability of silicon carbide ceramic by Al2O3/Dy2O3 and Al2O3/Yb2O3 systems. JOURNAL OF RARE EARTHS, v. 31, n. 6, p. 634-638, JUN 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.