Bolsa 11/23831-0 - Educação, Ortografia - BV FAPESP
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Perfil ortográfico dos escolares do 4º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e de escolas particulares

Processo: 11/23831-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Nathane Sanches Marques Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Ortografia   Transtornos de aprendizagem   Aquisição da linguagem   Escrita manual   Linguagem   Linguagem escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | escrita manual | Linguagem | Transtornos de Aprendizagem | Linguagem Escrita

Resumo

O processo de aquisição da escrita da língua portuguesa é complexo, uma vez que requer da criança habilidades do processamento fonológico, que envolve a correspondência fonema-grafema, e do processamento ortográfico, que envolve diferentes associações fonema-grafema, as regras contextuais, morfossintáticas e etimológicas. Pesquisadores verificaram que os erros ortográficos são superados com o avanço nos anos escolares e que as crianças nos anos escolares iniciais comentem tipos de erros ortográficos diferentes do que crianças em anos escolares mais avançados. Escolares sem queixa de aprendizagem e escolares com queixa de aprendizagem possuem erros ortográficos semelhantes, mas também possuem particularidades nos tipos de erros e na superação desses erros. O objetivo do presente estudo é o de traçar o perfil ortográfico dos escolares do 4º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e de escolas particulares do município de Bauru/SP e comparar o desempenho dos escolares sem queixa de aprendizagem com os escolares com queixa de aprendizagem. Para isso, o ditado balanceado proposto por Moojen (2009) será aplicado em 600 crianças entre o 4º e o 6º ano de escolas públicas e particulares do município, sendo ainda aplicado em escolares com queixa de aprendizagem pacientes da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. (AU)

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