Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil ortográfico dos escolares do 4º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e de escolas particulares

Processo: 11/23831-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Nathane Sanches Marques Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Escrita manual   Transtornos de aprendizagem   Linguagem   Linguagem escrita

Resumo

O processo de aquisição da escrita da língua portuguesa é complexo, uma vez que requer da criança habilidades do processamento fonológico, que envolve a correspondência fonema-grafema, e do processamento ortográfico, que envolve diferentes associações fonema-grafema, as regras contextuais, morfossintáticas e etimológicas. Pesquisadores verificaram que os erros ortográficos são superados com o avanço nos anos escolares e que as crianças nos anos escolares iniciais comentem tipos de erros ortográficos diferentes do que crianças em anos escolares mais avançados. Escolares sem queixa de aprendizagem e escolares com queixa de aprendizagem possuem erros ortográficos semelhantes, mas também possuem particularidades nos tipos de erros e na superação desses erros. O objetivo do presente estudo é o de traçar o perfil ortográfico dos escolares do 4º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e de escolas particulares do município de Bauru/SP e comparar o desempenho dos escolares sem queixa de aprendizagem com os escolares com queixa de aprendizagem. Para isso, o ditado balanceado proposto por Moojen (2009) será aplicado em 600 crianças entre o 4º e o 6º ano de escolas públicas e particulares do município, sendo ainda aplicado em escolares com queixa de aprendizagem pacientes da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATHANE SANCHES MARQUES SILVA; PATRÍCIA ABREU PINHEIRO CRENITTE. Comparison of students from private and public schools on the spelling performance. CoDAS, v. 27, n. 2, p. -, Abr. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.