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Efeito das respostas a questões abertas sobre o reconto da leitura do texto.

Processo: 11/21453-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Natalia Jordão
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Crianças em idade escolar   Compreensão

Resumo

No Brasil, a avaliação da compreensão leitora ainda carece de precisão e estudo. Esta, geralmente é feita por meio de respostas a questões de múltipla escolha (Salles e Parente, 2002; Carvalho et al., 2009) ou do reconto sobre o texto lido (Carvalho et al., 2009; Saraiva et al., 2009) entretanto, pouco ou nada se sabe sobre a influência que a tutela, dirigida por questões importantes sobre o texto faria na recomposição da compreensão leitora e sobretudo no seu reconto. Esta pesquisa pretende investigar se dois procedimentos de avaliação podem influenciar mutuamente as respostas do avaliado e se essa influência pode ser diferente nos Transtornos da Leitura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATÁLIA JORDÃO; ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA; DANIELLE DUTENHEFNER DE AQUINO; MARIANA DE OLIVEIRA COSTA; CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA. Reading comprehension assessment: effect of order of task application. CoDAS, v. 31, n. 1, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

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