Busca avançada
Ano de início
Entree

Concentração de pH, lactato e potássio em bolsas de concentrado de hemácias canino durante período de armazenamento

Processo: 11/20474-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aline Magalhães Ambrósio
Beneficiário:Caroline Yumi Kayano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia   Cirurgia veterinária   Potássio   Lactatos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | concentrado hemacias | lactato | potássio | Anestesiologia

Resumo

Durante o armazenamento de concentrado de hemácias (CH) pode haver aumento significativo dos níveis de lactato pelo metabolismo da própria hemácia, e de potássio por paralisação da bomba de sódio-potássio ATPase, que pode ser provocada pela diminuição de pH, que permite o efluxo deste íon para o meio extracelular. Interferindo assim na viabilidade da bolsa já que a administração destes CH pode induzir a ocorrência hiperlactatemia e hipercalemia, respectivamente, que podem resultar em alterações deletérias no paciente, tais como arritmias, e inclusive o óbito. Apesar da importância de se conhecer os níveis de pH, lactato e potássio nos CH durante o período de armazenamento para que não haja hiperlactetemia e hipercalemia iatrogênica, não há estudos específicos descrevendo os níveis de potássio e lactato em hemoderivados caninos. Sendo assim, o presente estudo objetivou determinar o pH e a concentração de lactato e potássio em bolsas de CH caninas durante o período de armazenamento de 21 dias em refrigerador. Para isso, serão mensuradas as concentrações de lactato e potássio em bolsas de CH de 5 cães doadores imediatamente após a coleta e depois do processamento e após 7, 14 e 21 dias de armazenamento em bolsas de CPDA-1 mantidas a 4-6oC. A coleta de sangue será repetida 3 vezes nestes mesmos cães com intervalos de 60 dias, sendo no total analisadas 15 bolsas de sangue Sendo assim, este estudo visa avaliar se houve um aumento significativo de lactato e potássio na bolsa que possa causar efeitos colaterais em pacientes transfundidos com este CH.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, RENATA R.; KAYANO, CAROLINE Y.; DOS SANTOS, VINICIUS P.; MOROZ, LUDMILA R.; FANTONI, DENISE T.; AMBROSIO, ALINE M.. Evaluation of hematologic, biochemical, and blood gas variables in stored canine packed red blood cells, and the impact of storage time on blood recipients. VETERINARY CLINICAL PATHOLOGY, v. 49, n. 2, p. 198-206, . (11/20474-1)
RODRIGUES, RENATA R.; KAYANO, CAROLINE Y.; DOS SANTOS, VINICIUS P.; MOROZ, LUDMILA R.; FANTONI, DENISE T.; AMBROSIO, ALINE M.. Evaluation of hematologic, biochemical, and blood gas variables in stored canine packed red blood cells, and the impact of storage time on blood recipients. VETERINARY CLINICAL PATHOLOGY, . (11/20474-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.