Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização cariotípica de cana-de-açúcar usando marcadores (genes ribossomais e BACs) evidenciados por técnicas moleculares (FISH)

Processo: 10/17217-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Nair Dahmer
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/52197-4 - Genomic-assisted breeding of sugarcane: using molecular markers for understanding the genetic architecture of quantitative traits and to implement marker assisted selection, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Cromossomos   Evolução vegetal   Citogenética vegetal   Bioenergia   Melhoramento genético vegetal

Resumo

Programas de melhoramento em cana de açúcar (Saccharum spp.) são conduzidos, há muitos anos, com a finalidade de selecionar variedades mais produtivas e resistentes a pragas, doenças e estresses abióticos. Este projeto está inserido em um amplo projeto de melhoramento das espécies do gênero, que envolve estudos de mapeamento genético, mediante o uso de marcadores moleculares diversos. As informações obtidas serão fundamentais para o conhecimento da estrutura genética e genômica desta espécie, com a finalidade de desenvolver e usar marcadores genéticos ligados a características de interesse agronômico. Especificamente neste projeto, o objetivo é fornecer dados citogenéticos básicos para incremento do melhoramento genético da cana-de-açúcar. Um banco de BACs será construído pela equipe geral do projeto e disponibilizado para utilização no estudo citogenético. Pretende-se determinar o número cromossômico de diversas variedades de cana e nelas verificar algumas marcações cromossômicas, mediante a hibridação in situ de sondas para DNA ribossomais 45S e 5S (localização e número de repetições desses sítios) e para BACs de cana-de-açúcar. Na hibridação in situ com BACs será testado o sucesso na obtenção de sondas específicas para grupos cromossômicos específicos. A elaboração de cariótipos dos diversos clones, com base nos marcadores (sequências de DNAr e BACs), também contribuirá para a construção do mapa cromossômico em variedades de cana-de-açúcar. Com estes dados, pretende-se contribuir com o programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar, pois a utilização de tais ferramentas é fundamental para os atuais programas. (AU)