Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da incerteza na posição do alvo no alcance durante a postura ereta após acidente vascular encefálico

Processo: 11/05584-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas
Beneficiário:Camila Astolphi Lima
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equilíbrio postural   Membros superiores   Transtorno de movimento estereotipado

Resumo

Muitas atividades do cotidiano envolvem movimentos de alcance com o membro superior na postura ereta (e.g., alcançar um copo no armário, um produto na gôndola de um supermercado). Embora pareçam simples, estas atividades envolvem: a) controle adequado dos movimentos do membro superior no alcance do objeto desejado (movimento focal) e b) ajustes posturais para minimizar os efeitos das perturbações geradas ao equilíbrio corporal pelo movimento focal. Indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresentam alterações na execução dos movimentos de alcance mesmo com o membro ipsilateral à lesão cerebral. Além disso, a capacidade para manutenção do equilíbrio corporal na postura ereta, garantida pelo adequado funcionamento do sistema de controle postural, é reduzida nestes indivíduos, principalmente quando a lesão ocorre no hemisfério cerebral direito. Juntas estas alterações poderiam estar associadas à falta de independência na realização de certas atividades diárias na postura em pé. Portanto, os objetivos do presente projeto são: a) verificar os ajustes na postura ereta quando indivíduos que sofreram um AVE realizam movimentos de alcance para um alvo de posição conhecida ou incerta (i.e., alvo é inesperadamente deslocado para cima ou para baixo no início do movimento) e b) investigar se tais ajustes são dependentes do hemisfério cerebral afetado pelo AVE em função do hemicorpo (ipsilateral à lesão) utilizado para realizar o alcance. Os resultados do presente estudo permitirão maior entendimento sobre a especialização hemisférica no controle dos movimentos de alcance durante a postura ereta bem como na elaboração de estratégias de intervenção voltadas para as funções necessárias para a execução dos movimentos de alcance durante a postura ereta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, CAMILA ASTOLPHI; ALOUCHE, SANDRA REGINA; SCHIAVINATO BALDAN, ALESSANDRA MARIA; DE FREITAS, PAULO BARBOSA; SBEGHEN FERREIRA FREITAS, SANDRA MARIA. Influence of target uncertainty on reaching movements while standing in stroke. HUMAN MOVEMENT SCIENCE, v. 64, p. 283-295, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.