Busca avançada
Ano de início
Entree

ANÁLISE DA FLUÊNCIA EM TAREFA DE NARRATIVA ORAL EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME del22q11.2

Processo: 11/16539-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Amanda Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fala   Narrativa   Fluência   Linguagem

Resumo

A síndrome del22q11.2 (Velocardiofacial) é uma condição genética causada por uma microdelação cromossômica na região 22q11.2. As manifestações relacionadas à fala dos indivíduos com a síndrome del22q11.2 abrangem de forma mais sistemática às alterações decorrentes da fissura de palato e da incompetência velofaríngea. Este estudo tem como objetivo investigar a fluência na narrativa oral de indivíduos com a síndrome del22q11.2 e comparar com indivíduos com desenvolvimento típico de fala e linguagem quanto a frequência e tipo de disfluências (comuns e gagas), local de ocorrência das disfluências e velocidade de fala. Serão avaliados 15 indivíduos de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 18 anos de idade cronológica com diagnóstico da síndrome del22q11.2, os quais serão comparados a outros 15 indivíduos com desenvolvimento típico de fala e linguagem com idade cronológica semelhante aos indivíduos com del22q11.2. Será utilizado o livro Frog Where Are You ? para eliciar a narrativa oral a qual será analisada quanto aos parâmetros da fluência de fala sugeridos Teste de Linguagem Infantil - ABFW, Área de Fluência, que incluem a análise da tipologia de rupturas, velocidade de fala, frequência de rupturas e local de ocorrência de rupturas no enunciado. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e estatística comparativa. Busca-se alcançar a partir dos resultados obtidos contribuir para a caracterização do fenótipo de fala e linguagem desta síndrome por meio da investigação do perfil de fluência de fala na narrativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA OLIVEIRA SANTOS; NATALIA FREITAS ROSSI; MARIA DA CONCEIÇÃO FARIA FREITAS TANDEL; ANTONIO RICHIERI-COSTA; CÉLIA MARIA GIACHETI. Aspectos da fluência em tarefa de narrativa oral na síndrome del22q11.2. CoDAS, v. 28, n. 4, p. 373-378, Ago. 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Amanda Oliveira. Análise da fluência em tarefa de narrativa oral em indivíduos com síndrome del22q11.2. 2012. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.