Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações entre a matéria orgânica e metais em diferentes frações químicas num latossolo tratado com lodo de esgoto a longo prazo

Processo: 11/19106-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Aline Renee Coscione
Beneficiário:Victor Sanches Ribeirinho
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Substâncias húmicas   Métodos de extração sequencial   Elementos-traço   Química do solo

Resumo

O uso de lodos de esgoto no solo aumenta a resistência dos solos à erosão, aumenta a troca iônica e se apresenta como excelente fonte de nutrientes. Entretanto, o lodo pode causar também alterações nocivas ao sistema edáfico. O objetivo desse estudo será avaliar como os metais Cd, Cu, Ni, Pb e Zn estão distribuídos em cinco compartimentos geoquímicos num Latossolo que recebeu diferentes doses de lodo de esgoto por seis cultivos verificando se há remobilização desses metais entre os compartimentos quando parte da MO é degradada e em outro experimento, na mesma área com aplicação de fertilizante nitrogenado, estudar a percolação desses metais na solução do solo até 5 m de profundidade. As quantidades dos metais nos compartimentos e a remobilização quando parte da MO é degradada está relacionada com a teoria da bomba relógio química. As amostras de solo para avaliação serão das camadas 0-10, 10-20 e 20-40 cm, de uma área com histórico de aplicação de lodo de esgoto. Estas amostras serão submetidas à extração sequencial do solo e fracionamento químico da MO antes e depois da incubação para estímulo à degradação da MO. A fim de estudar a qualidade da fração ácidos húmicos várias técnicas espectroscópicas serão aplicadas, tais como: ressonância paramagnética eletrônica, ressonância magnética nuclear, infravermelho com transformada de Fourier e fluorescência de luz ultravioleta-visível. As concentrações dos metais nas frações serão quantificadas por ICP-OES. Serão coletadas amostras de solução do solo em diferentes profundidades, chegando a 5 m. Nas amostras serão determinados: pH, Eh, condutividade elétrica, turbidez e temperatura, carbono orgânico dissolvido, cátions e ânions.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORBA, RICARDO PEROBELLI; RIBEIRINHO, VICTOR SANCHES; DE CAMARGO, OTAVIO ANTONIO; DE ANDRADE, CRISTIANO ALBERTO; KIRA, CARMEN SILVIA; COSCIONE, ALINE RENEE. Ion leaching and soil solution acidification in a vadose zone under soil treated with sewage sludge for agriculture. Chemosphere, v. 192, p. 81-89, FEB 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.