Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle avançado da secagem de pastas em leito de jorro

Processo: 11/21413-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Jose Teixeira Freire
Beneficiário:Gustavo Nakamura Alves Vieira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Redes neurais (computação)

Resumo

A umidade de sólidos após o processo de secagem é uma variável importante para processos industriais, determinando a qualidade do produto final. Apesar disso, ela não é uma variável facilmente controlável, devido à falta de equipamentos para a sua medição. Atualmente, os controladores industriais em uso em secadores são, em sua maioria, manuais e baseados na experiência dos operadores. Entretanto, com o desenvolvimento tecnológico em aquisição de dados e simulações numéricas, é possível a utilização de modelos físico-matemáticos em conjunto com estratégias de controle, melhorando a precisão e a robustez do controle de secadores. Sendo assim, propõe-se o estudo de estratégias de controle avançado na secagem de pastas em leito de jorro. Serão feitos experimentos preliminares para a caracterização do equipamento, a ser reconstruído no Centro de Secagem (DEQ/UFSCar), com posterior identificação da dinâmica do processo de secagem, e finalizando com a proposição e implementação de estratégias de controle avançado, dentre as quais o controle inferencial, utilizando-se de leis de conservação de massa e de energia e de redes neurais artificiais para o ajuste de modelos a dados experimentais. Será verificada a robustez e a precisão das estratégias de controle analisadas, apontando-se as vantagens e desvantagens de cada estratégia analisada. Com isso, espera-se contribuir para uma melhor compreensão de estratégias avançadas de controle aplicadas a processos de secagem.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, GUSTAVO N. A.; OLAZAR, MARTIN; FREIRE, JOSE T.; FREIRE, FABIO B. Real-time monitoring of milk powder moisture content during drying in a spouted bed dryer using a hybrid neural soft sensor. Drying Technology, v. 37, n. 9, p. 1184-1190, JUL 4 2019. Citações Web of Science: 4.
VIEIRA, GUSTAVO NAKAMURA ALVES; FREIRE, FABIO BENTES; FREIRE, JOSE T. Control of the Moisture Content of Milk Powder Produced in a Spouted Bed Dryer Using a Grey-Box Inferential Controller. Drying Technology, v. 33, n. 15-16, p. 1920-1928, 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.