Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos efeitos da ressuscitação com Ringer Lactato, solução salina hipertônica e terlipressina sobre o perfil de coagulação em modelo experimental de choque hemorrágico

Processo: 11/23845-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo Sá Malbouisson
Beneficiário:Adolfo Toshiro Cotarelli Sasaki
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Choque hemorrágico   Anestesiologia   Coagulação   Suínos

Resumo

As estratégias terapêuticas de ressuscitação do choque hemorrágico (CH) usadas no atendimento pré-hospitalar mostram-se capazes de evitar a morte por colapso circulatório. Entretanto, além da recuperação hemodinâmica, é essencial que esta terapia também promova mínimos distúrbios de hemostasia para o adequado controle da hemorragia. Sendo assim, o objetivo do atual estudo é comparar os efeitos da ressuscitação com Ringer lactato (RL), solução salina hipertônica (SSH) e terlipressina (TLP) sobre o perfil de coagulação em modelo experimental de CH. Com este intuito, será induzido o CH em 40 suínos de 20-30 kg, por meio de sangramento por 20 minutes para alcançar a pressão arterial média (PAM) de 40 mmHg, seguido de manutenção desta PAM por 30 minutos. Os animais serão randomizados em quatro grupos, de 10 animais cada, sendo eles o Grupo Controle e os de instituição de estratégias de ressuscitação: Grupo RL, Grupo SSH e Grupo TLP. Será avaliado a contagem de plaquetas; concentração de fibrinogênio, fator V e dímero D; tempo de protrombina; tempo de tromboplastina parcial ativada; e tempo de trombina antes da indução do CH (basal), 20 minutos após o CH, e 30 e 120 minutos após tratamento. Ao final do estudo os animais serão eutanasiados seguindo-se as normas atuais de uso de animais em laboratório de pesquisa. Os dados serão submetidos à análise de variância para as medidas repetidas, seguida pelo teste Turkey e t-Student. O grau de significância estabelecida para a análise estatística será de p<0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IDA, KEILA KAZUE; OTSUKI, DENISE AYA; COTARELLI SASAKI, ADOLFO TOSHIRO; BORGES, EMILYN SILVA; CARDOSO CASTRO, LETCIA URBANO; SANCHES, TALITA ROJAS; SHIMIZU, MARIA-HELOISA MASSOLA; ANDRADE, LCIA CONCEICAO; AULER, JR., JOSE-OTAVIO COSTA; DYSON, ALEX; SMITH, KENNETH JOHN; ROCHA FILHO, JOEL AVANCINI; MALBOUISSON, LUIZ-MARCELO SA. Effects of terlipressin as early treatment for protection of brain in a model of haemorrhagic shock. Critical Care, v. 19, MAR 13 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.