Busca avançada
Ano de início
Entree

Microencapsulação de esqualeno proveniente do óleo do fígado de cação através da precipitação com co2 supercrítico utilizando a técnica ress

Processo: 12/00467-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alessandra Lopes de Oliveira
Beneficiário:Débora Nascimento e Santos
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Esqualeno   Encapsulação

Resumo

O óleo do fígado de cação tem um valor nutricional elevado e é rico em esqualeno, um composto hidrocarbônico cujas pesquisas apontam possuir atividade anticâncer, antioxidante, radioprotetora, potencializa o sistema imune, dentre outras. Uma maneira de prolongar os efeitos benéficos de substâncias dessa classe é através da microencapsulação, tecnologia que está em constante avanço. A microencapsulação com fluidos supercríticos tem sido utilizada com vantagens de temperaturas brandas de processo e diminuição do uso de solvente orgânicos. Assim, os objetivos desse projeto são obter o óleo do fígado de cação ricos em esqualeno pela extração com fluido supercrítico e utilizando a técnica RESS (Rápida Expansão da Solução Supercrítica), originar micropartículas do óleo do fígado de cação. As vísceras coletadas serão homogeneizadas e liofilizadas. As condições de extração supercrítica serão definidas segundo DCCR e dentre os óleos obtidos, o que possuir maior teor de esqualeno será usado para a microencapsulação pela técnica RESS, em diferentes condições operacionais e com quatro proporções diferentes entre agente encapsulante (maltrodextrina) e óleo do fígado de cação. Após a obtenção das microcápsulas, estas serão avaliadas quanto a eficiência da encapsulação, morfologia e tamanho, estabilidade oxidativa do óleo, capacidade de liberação do esqualeno, dentre outros parâmetros. Espera-se obter óleos com teores de esqualeno superiores ao obtidos por métodos convencionais e que as suas respectivas microcápsulas apresentem boas propriedades quando avaliadas. Os resultados desse projeto contribuirão para a ampliação dos conhecimentos na área, uma vez que são escassos os estudos que abordam a microencapsulação de óleos empregando uma tecnologia recente como a RESS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, DEBORA NASCIMENTO E; AREDO, VICTOR; BAZITO, REINALDO CAMINO; DE OLIVEIRA, ALESSANDRA LOPES. Water free incorporation of shark liver oil into starch microparticles by supercriticalCO(2)impregnation at low temperature. JOURNAL OF FOOD PROCESS ENGINEERING, v. 43, n. 11 NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
SANTOS, D. N.; SILVA, F. S.; VERDE, A. B.; BITTENCOURT, G. M.; DE OLIVEIRA, A. L. Determination of functional compounds in blue shark (Prionace glauca) liver oil obtained by green technology. GRASAS Y ACEITES, v. 71, n. 2 APR-JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Microencapsulação de esqualeno proveniente do óleo do fígado de cação-azul via precipitação com CO2 supercrítico. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.