Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos bioativos obtidos a partir de resíduos de carcinicultura e modificações químicas de heparina

Processo: 12/00850-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 07 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Helena Bonciani Nader
Beneficiário:Marcelo Andrade de Lima
Instituição-sede: Instituto Nacional de Farmacologia (INFAR). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glicosaminoglicanos   Heparina   Angiogênese

Resumo

O Brasil ganhou destaque como um grande produtor de camarão, concentrando a produção no camarão branco do Pacífico, L. vannamei. Organismos marinhos constituem uma rica fonte para a obtenção de uma variedade de polissacarídeos que ocorrem naturalmente com variações que vão desde da composição monossacarídica a padrões de substituintes, sulfatação e acetilação, que são determinadas pela espécie, bem como pelo seu habitat. Tais compostos possuem aplicações nutracêuticas, farmacêuticas, cosméticas e, desde que provenham de resíduos, a sua exploração é ambientalmente e economicamente vantajosa uma vez que além de oferecer uma alternativa para o manejo de resíduos, também agregará valor a produtos primários. O projeto proposto tem como objetivo isolar glicosaminoglicanos a partir de resíduos da carcinicultura que possuam atividade de inibição da angiogênese ação e vaso reguladora. Uma vez selecionados, tais compostos terão sua estrutura caracterizada e suas interações com proteínas chaves no processos biológicos citados serão objeto de estudo. Além dos compostos extraídos a partir dos resíduos da carcinicultura, uma gama de derivados de heparina, obtidos por meio de modificações químicas específicas, bem como polissacarídeos obtidos de fontes diversas serão testados ao longo do projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa:
Identidade esclarecida 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVANTE, SUELY F.; BRITO, ADRIANA S.; LIMA, MARCELO; YATES, EDWIN; NADER, HELENA; GUERRINI, MARCO; TORRI, GIANGIACOMO; BISIO, ANTONELLA. A heparin-like glycosaminoglycan from shrimp containing high levels of 3-O-sulfated D-glucosamine groups in an unusual trisaccharide sequence. Carbohydrate Research, v. 390, p. 59-66, MAY 22 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.