Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do biocarvão na mitigação da toxicidade de metais pesados em solo multicontaminado

Processo: 12/01799-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 02 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cleide Aparecida de Abreu
Beneficiário:Aline Peregrina Puga
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/27010-6 - Interações biocarvão-planta: um estudo da absorção de metais e desenvolvimento de raízes em solos contaminados, BE.EP.DR
Assunto(s):Poluição do solo   Imobilização   Estresse oxidativo   Mineração

Resumo

Os metais pesados podem ocorrer no solo de forma natural ou devido a atividades antrópicas, principalmente devido àquelas associadas à mineração. Em função da alta toxicidade e permanência na cadeia trófica, é de extrema importância conhecer o comportamento destes elementos em solos contaminados e sua transferência para as plantas, buscando minimizar o risco ecotoxicológico. Objetiva-se com esta proposta avaliar o efeito da aplicação de biocarvão (BC) na mobilidade de Cd, Pb e Zn em solos contaminados em diferentes valores de pH, bem como no crescimento, na absorção destes elementos, e na atividade de algumas enzimas e estruturas de duas espécies de plantas. Num primeiro experimento serão instaladas cinco colunas de lixiviação com solo de área contaminada por mineração: solo com pH natural (6,0-7,0); solo acidificado para pH H 4,0; solo com pH natural com aplicação de BC (10% m/m); solo acidificado com aplicação de BC (10% m/m); solo com aplicação de calcário para elevar o pH H 8,0. O BC será produzido e caracterizado em estudo anterior a partir de palha de cana de açúcar. O lixiviado será analisado quanto aos teores de Cd, Pb e Zn, carbono solúvel em água, condutividade elétrica e pH. Após as lixiviações será realizada a extração sequencial destes elementos no solo. Em outro experimento será avaliado o efeito do BC na absorção e acúmulo de Cd, Pb e Zn em azevém e tabaco, além da produção de massa seca, das atividades da catalase, guaiacol peroxidase, peroxidação lipídica; e as alterações provocadas na estrutura e na ultra-estrutura, por meio de microscópio eletrônico de varredura. O BC será aplicado no solo nas doses de 2%, 5% e 10% (m/m) com quatro repetições, além de tratamento controle (sem BC). No solo deste experimento será avaliado o teor disponível destes elementos pelos métodos DTPA pH 7,3 e CaCl2 0,01M, os quais serão testados quanto à correlação com o teor na parte aérea das plantas. Aos resultados obtidos, serão realizadas análises de variância, teste de comparação de médias (Tukey, p<0,05), estudos de regressão polinomial e análise de correlação dos tratamentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUGA, A. P.; ABREU, C. A.; MELO, L. C. A.; PAZ-FERREIRO, J.; BEESLEY, L. Cadmium, lead, and zinc mobility and plant uptake in a mine soil amended with sugarcane straw biochar. Environmental Science and Pollution Research, v. 22, n. 22, p. 17606-17614, NOV 2015. Citações Web of Science: 52.
PUGA, A. P.; ABREU, C. A.; MELO, L. C. A.; BEESLEY, L. Biochar application to a contaminated soil reduces the availability and plant uptake of zinc, lead and cadmium. Journal of Environmental Management, v. 159, p. 86-93, AUG 15 2015. Citações Web of Science: 102.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.