Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de óleo essencial para aplicação em formulações cosméticas capilares e avaliação da persistência e substantividade da fragrância e de danos induzidos por lavagem com o produto em cabelo

Processo: 12/02662-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Marcos José Salvador
Beneficiário:Matheus Pavani
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cabelo   Encapsulação   Óleos essenciais

Resumo

Este estudo tem por objetivo a encapsulação de óleo essencial constituinte de fragrâncias utilizadas em perfumaria e cosméticos em partículas poliméricas; a avaliação da viabilidade de aplicação do óleo encapsulado em formulações cosméticas capilares e posterior avaliação de seu desempenho. O óleo essencial utilizado será o da espécie Cymbopogon citratus, conhecido popularmente como Capim-cidreira, dada disponibilidade comercial e facilidade de cultivo em território nacional e, também, o potencial para uso em fragrâncias, perfumaria e formulações cosméticas.Na primeira etapa do projeto proceder-se-á a caracterização química dos componentes voláteis do óleo essencial comercial por meio da técnica de cromatografia gasosa (CG) com detector de espectrometria de massas (EM) e adequação de procedimentos para análise do óleo empregando a técnica de microextração em fase sólida (SPME) via headspace e CG/EM. A encapsulação dar-se-á utilizando-se a técnica de polimerização in situ empregando os monômeros melamina-formaldeído. Em seguida as partículas obtidas passarão por um tratamento com polímero catiônico derivado da goma guar com a finalidade de aumentar a substantividade com a superfície do cabelo.A caracterização das partículas será realizada para que, em uma segunda etapa, haja sua incorporação em formulações cosméticas capilares de xampu e condicionador. A persistência da fragrância em mechas de cabelo caucasiano será aferida em relação à avaliação dos constituintes voláteis do óleo essencial em função do tempo de aplicação dos produtos empregando na análise a técnica de microextração em fase sólida (SPME) via headspace e CG/EM. Ainda, buscar-se-á avaliar o desempenho e permanência da fragrância frente à encapsulação, bem como o efeito do produto obtido na prevenção de danos em cabelo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAVANI, Matheus. Persistência de fragrância em cabelo : influência das propriedades físico-químicas e da encapsulação de óleo essencial. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.