Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de um produto odontológico à base de própolis: ações antibacteriana e imunomoduladora

Processo: 11/22112-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Pesquisador responsável:José Maurício Sforcin
Beneficiário:Karina Basso Santiago
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Placa bacteriana   Citocinas   Clorexidina   Streptococcus mutans   Própolis

Resumo

A própolis é um produto resinoso, elaborado pelas abelhas a partir de diversas partes das plantas, e se destaca por suas propriedades biológicas e farmacológicas, e pela possibilidade de aplicação na indústria farmacêutica e alimentícia. A cárie e a doença periodontal são doenças infecciosas, que refletem falha no equilíbrio da microbiota bucal, e cujos agentes podem ser transmissíveis. A clorexidina tem sido utilizada como agente anticárie, porém seu uso é controverso devido à ocorrência de efeitos colaterais. Assim, tem sido incansável a busca de novos produtos, com atividade antimicrobiana significativa e menos efeitos colaterais. Neste projeto, visamos investigar não só a própolis, como também um agente antimicrobiano (clorexidina), bem como a associação própolis/clorexidina, diretamente sobre S. mutans ou sobre a ação de monócitos contra esta bactéria. Para tal, avaliaremos o efeito destas variáveis sobre S. mutans, determinando a concentração inibitória mínima, bem como sobre monócitos, avaliando a produção de citocinas pró- e anti-inflamatórias, e a atividade bactericida destas células contra este agente. Também monitoraremos a qualidade da própolis e da associação própolis/clorexidina em relação à sua estabilidade e possível contaminação de acordo com o tempo de prateleira, visando a elaboração de um possível produto farmacêutico, o que evidencia a implicação prática deste projeto de pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTIAGO, KARINA BASSO; CONTI, BRUNO JOSE; CARDOSO, ELIZA DE OLIVEIRA; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; SFORCIN, JOSE MAURICIO. Immunomodulatory/anti-inflammatory effects of a propolis-containing mouthwash on human monocytes. PATHOGENS AND DISEASE, v. 74, n. 8 NOV 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTIAGO, Karina Basso. Caracterização de um produto odontológico à base de própolis : ações antibacteriana e imunomoduladora. 2015. 68 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.