Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectros sintéticos para a análise de estrelas centrais de nebulosas planetárias deficientes em hidrogênio

Processo: 12/03479-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Walter Junqueira Maciel
Beneficiário:Graziela Roswitha Keller Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/18835-3 - Nebulosas planetárias, estrelas e evolução química de sistemas estelares, AP.TEM
Assunto(s):Perda de massa   Vento estelar   Estrelas quentes   Análise espectral

Resumo

Nós propomos, como continuação do trabalho de doutorado da candidata e também da colaboração com os doutores Luciana Bianchi e James Herald da The Johns Hopkins University, a expansão e o aprimoramento das grades de espectros estelares sintéticos que têm sido calculadas por nós e que são úteis para a análise de espectros observados de objetos pós-AGB deficientes em hidrogênio, dos tipos [WC] e PG1159. Os espectros sintéticos serão calculados usando o código não-ETL de atmosferas estelares CMFGEN, que considera atmosferas em expansão estacionária e esfericamente simétrica, line blanketing, raios-X moles e clumping. Nós incluiremos, nos modelos, várias espécies iônicas previamente desconsideradas na literatura, o que proporcionará um conjunto de modelos uniforme para preencher um nicho em um importante regime de parâmetros, caracterizado por altas temperaturas e gravidades superficiais e cobrindo um intervalo de valores de taxas de perda de massa e de velocidades terminais. Estas grades constituirão uma ferramenta para facilitar a determinação de parâmetros estelares, a identificação de linhas espectrais e o planejamento de observações futuras e também para interpretar mudanças morfológicas do espectro estelar à medida que a estrela evolui pela fase de estrela central de nebulosa planetária (ECNP). Nós usaremos as grades na análise de espectros ultravioleta dos telescópios espaciais FUSE, HST e IUE disponíveis nos arquivos MAST e planejamos pedidos de tempo que complementem estas análises com espectros ópticos e UV adicionais. As grades de modelos permitirão vincular os principais parâmetros estelares, para, em seguida, prosseguirmos explorando outros parâmetros não considerados nelas, como por exemplo a abundância de ferro e a inclusão de íons pouco abundantes nos cálculos. As grades de espectros sintéticos, compreendendo o UV distante, UV, visível e o infravermelho, estão sendo disponibilizadas para a comunidade na internet. Em uma linha de pesquisa complementar, usaremos o código 3D de transferência radiativa Monte-Carlo conhecido como Hdust para estudar o transporte radiativo nos ventos inomogêneos das ECNPs, a fim de determinar o impacto do clumping nas principais linhas de diagnóstico de parâmetros estelares e colocar vínculos nas principais características físicas destas inomogeneidades. Neste projeto, faremos uso intenso do novo cluster de computadores recém instalado no IAG.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KELLER, GRAZIELA R.; BIANCHI, LUCIANA; MACIEL, WALTER J. UV spectral analysis of very hot H-deficient [WCE]-type central stars of planetary nebulae: NGC 2867, NGC 5189, NGC 6905, Pb 6 and Sand 3. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 442, n. 2, p. 1379-1395, AUG 1 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.