Busca avançada
Ano de início
Entree

Proust e a imprensa da Belle Époque: contexto midiático e poética jornalística nos escritos de imprensa de Marcel Proust (1892-1913)

Processo: 11/21581-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 01 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
Beneficiário:Yuri Cerqueira dos Anjos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Belle Époque   Crítica literária   Imprensa

Resumo

O presente projeto pretende estudar os escritos de imprensa de Marcel Proust a partir de uma perspectiva que os reinsira no contexto midiático no qual eles nasceram. Tais artigos, sobretudo aqueles que foram publicados durante os anos mais férteis de sua atividade na imprensa (1892-1913), serão interpretados a partir de um estudo aprofundado da lógica particular do suporte midiático em questão. Tal lógica particular está presente não somente na própria escrita proustiana (que parece mostrar uma aguda consciência da especificidade do suporte, do seus temas, estilos, etc.), mas também nos trabalhos teóricos recentes nos estudos literários, que servirão de base à nossa tese, uma vez que eles procuram apontar a problemática textual e histórica do que costuma-se chamar "poética jornalística". Sendo assim, pretendemos analisar como M. Proust lidava com o regime de escritura da imprensa, - em que medida ele o seguia e em que medida ele o transpunha - no intuito de podermos melhor compreender essa importante parte de sua obra. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANJOS, Yuri Cerqueira dos. Marcel Proust et la presse de la Belle Époque: ethos, poétique et imaginaire médiatiques. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.