Bolsa 11/22149-0 - Odontopediatria, Cárie dentária - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de infiltrantes experimentais quanto à solubilidade, citotoxicidade e resistência à degradação química, mecânica e biodegradação

Processo: 11/22149-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 02 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda Miori Pascon
Beneficiário:Luciana Tiemi Inagaki
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontopediatria   Cárie dentária   Citotoxicidade   Biodegradação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biodegradação | Cárie Dentária | citotoxicidade | infiltrantes | rugosidade de superfície | sorção e solubilidade | Odontopediatria

Resumo

As lesões de cárie se desenvolvem nos locais propícios para os depósitos bacterianos como regiões interproximais, margem gengival e superfícies oclusais. A inibição da progressão da cárie incipiente nessas regiões por meio de materiais infiltrantes como monômeros resinosos fotoativados é uma alternativa para uma Odontologia menos invasiva. Os poros do esmalte cariado funcionam como um caminho para a difusão de ácidos e minerais dissolvidos. A obstrução desses poros por materiais de baixa viscosidade e alto poder de penetração pode inibir a progressão da lesão cariosa, estabilizando mecanicamente a estrutura frágil do esmalte comprometido. Os diferentes meios químicos que entram em contato com as estruturas bucais associados aos mecanismos de escovação afetam diretamente a dureza superficial e rugosidade dos dentes e restaurações. A degradação química aumenta a rugosidade na superfície de materiais restauradores propiciando um maior acúmulo de biofilme e, consequentemente, a biodegradação superficial. A adição de um agente antibacteriano como o diacetato de clorexidina (CHX) aos infiltrantes pode diminuir ou impedir a adesão de biofilme na superfície do material, evitando novas lesões cariosas no esmalte sadio adjacente. Contudo, devido ao mecanismo de sorção e solubilidade na interação dos materiais resinosos com o meio bucal, partículas residuais monoméricas e de CHX podem lixiviar da matriz polimérica e alterar as propriedades físicas e mecânicas desses materiais. Este projeto de pesquisa objetiva: (1) avaliar a dureza superficial e a rugosidade de nove misturas resinosas experimentais com características infiltrantes, que possuem como componentes básicos os monômeros TEGDMA, UDMA e BISEMA, após processos de degradação química e biodegradação, seguido de degradação por escovação mecânica; (2) avaliar a sorção e solubilidade das misturas resinosas experimentais; (3) avaliar a biocompatibilidade dos materiais experimentais por meio de teste de citotoxicidade. Os resultados obtidos podem colaborar para o desenvolvimento de materiais odontológicos de grande utilidade na área pediátrica e preventiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INAGAKI, LUCIANA TIEMI; DAINEZI, VANESSA BENETELLO; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; DE PAULA, ANDRELA BOLZAN; GARCIA-GODOY, FRANKLIN; PUPPIN-RONTANI, REGINA MARIA; PASCON, FERNANDA MIORI. Evaluation of sorption/solubility, softening, flexural strength and elastic modulus of experimental resin blends with chlorhexidine. Journal of Dentistry, v. 49, p. 40-45, . (11/22149-0)
INAGAKI, LUCIANA TIEMI; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; SPAGNOLO ARAUJO, GIOVANA ALBAMONTE; CARUALHO DE SOUZA-JUNIOR, EDUARDO JOSE; ANIBAL, PAULA CRISTINA; HOFLING, JOSE FRANCISCO; PASCON, FERNANDA MIORI; PUPPIN-RONTANI, REGINA MARIA. Effect of monomer blend and chlorhexidine-adding on physical, mechanical and biological properties of experimental infiltrants. Dental Materials, v. 32, n. 12, p. E307-E313, . (10/01010-1, 11/22149-0, 10/20254-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
INAGAKI, Luciana Tiemi. Avaliação de propriedades físico-químicas de infiltrantes experimentais com adição de clorexidina. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.