Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da aplicação de uma vitrocerâmica bioativa no controle de lesões de erosão em esmalte e dentina radicular

Processo: 11/12160-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza
Beneficiário:Michelle Alexandra Chinelatti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biovidro   Dentina   Esmalte dentário   Erosão dentária   Biomateriais

Resumo

Diante da ausência de estudos na literatura sobre os efeitos dos biovidros no controle da erosão e da importância e prevalência deste tipo de desgaste dental, o presente estudo tem por objetivos avaliar in vitro o efeito da aplicação de uma vitrocerâmica bioativa no controle de lesões de erosão em esmalte e dentina radicular. Para tal, fragmentos (n=10) de esmalte e dentina radicular bovinos (5 x 5 mm) serão submetidos à aplicação diária de diferentes tratamentos superficiais (1. Biosilicato®; 2. flúor fosfato acidulado; 3. sem tratamento) durante a realização de ciclos de desafio erosivo (ácido cítrico; 5 min; 1x dia; 21 dias). As superfícies dos espécimes serão analisadas com um perfilômetro de contato antes da realização dos ciclos (leitura baseline), permitindo quantificar a perda superficial (µm), por meio perfilometria, em quatro períodos do desafio erosivo: inicial (1 dia) e ao final de cada semana (7, 14 e 21 dias). Nos mesmos períodos, a extensão em profundidade da lesão erosiva (µm) será avaliada empregando microscopia confocal de varredura a laser, assim como serão analisados qualitativamente o padrão de deposição cristalina (microscopia eletrônica de varredura) e os compostos cristalinos formados (difração de raios X) nas superfícies tratadas com os diferentes agentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAIS, RENATA COSTA; SILVEIRA, RENATA ESPINDOLA; CHINELATTI, MICHELLE ALEXANDRA; PANZERI PIRES-DE-SOUZA, FERNANDA DE CARVALHO. Biosilicate as a dentin pretreatment for total-etch and self-etch adhesives: In vitro study. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADHESION AND ADHESIVES, v. 70, p. 271-276, OCT 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.