Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da morfologia e estrutura molecular em filmes de polímeros conjugados para aplicações em dispositivos fotovoltaicos de alta performance

Processo: 12/01303-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Eduardo Ribeiro de Azevedo
Beneficiário:Gregório Couto Faria
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/08688-0 - Dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos poliméricos, AP.TEM
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Filmes poliméricos

Resumo

O projeto intitulado "Caracterização da Morfologia e Estrutura Molecular em Filmes de Polímeros Conjugados para Aplicações em Dispositivos Fotovoltaicos de Alta Performance" trabalha com duas frentes paralelas, que convergem para o entendimento de fenômenos correlacionados. A primeira frente é especificamente ligada a investigação da morfologia, conformação estrutural e dinâmica molecular de novos materiais poliméricos sintetizados para serem aplicados em dispositivos, principalmente fotovoltaicos, de alta performance. Para isso, Difração de Raio-X de Alto Ângulo (WAXD), Ressonância Magnética no Estado Sólido (RMN) e técnicas de Análise Térmica, como Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC), serão utilizadas como técnicas principais. O segundo ramo é o de correlacionar, os fenômenos observados na primeira parte do projeto, com as propriedades opto-eletrônicas dos filmes poliméricos sendo utilizados como camada ativa em células fotovoltaicas orgânicas. Nesta segunda parte, a fabricação dos dispositivos e sua caracterização como função da temperatura serão os principais objetivos. Espectroscopia de Impedância (relaxação dielétrica), medidas Corrente-Voltagem, e medida das mobilidades de portadores de carga, como Tempo de Vôo (TOF) e Foto-CELIV serão as principais técnicas de caracterização utilizadas. Dessa forma, o projeto combina estudos fundamentais de aspectos moleculares com o desempenho tecnológico de dispositivos opto-eletrônicos orgânico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ECCHER, JULIANA; FARIA, GREGORIO C.; BOCK, HARALD; VON SEGGERN, HEINZ; BECHTOLD, IVAN H. Order Induced Charge Carrier Mobility Enhancement in Columnar Liquid Crystal Diodes. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 5, n. 22, p. 11935-11943, NOV 27 2013. Citações Web of Science: 54.
FARIA, GREGORIO C.; DEAZEVEDO, EDUARDO R.; VON SEGGERN, HEINZ. Molecular Origin of Charge Traps in Polyfluorene-Based Semiconductors. MACROMOLECULES, v. 46, n. 19, p. 7865-7873, OCT 8 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.