Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris)

Processo: 12/01934-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Amanda Oliveira Moreto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Histologia   Capivaras

Resumo

Há na sociedade contemporânea uma crescente preocupação com a preservação da natureza e, consequentemente, com as diversas formas de vida animal do continente Sul-Americano. Essa preocupação tem sido objeto de estudo em pesquisas tratando de variados animais da fauna brasileira tais como: cutias, pacas, capivaras e preás. A capivara, Hydrochoerus hydrochoeris, é o maior roedor atualmente vivo, chegando a medir 1,30 m de comprimento e 0,50 a 0,60 m de altura. Pode pesar até 100 kg, com peso médio de 50 kg para as fêmeas e 60 kg para os machos, pertence à fauna sul-americana e é utilizada como fonte de alimento em toda a sua região de ocorrência, sendo um importante componente na dieta de povo indígena e população rural do Brasil. Do ponto de vista de saúde pública, os estudos sobre a capivara são de grande importância, já que, por exemplo, a espécie é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennensis), transmissor da febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. O conhecimento da morfologia fornece bases para a cirurgia, a clínica, a patologia, bem como, para o manejo biológico de animais silvestres. Devido à escassez na literatura de estudos anatômicos e morfológicos do aparelho respiratório da capivara (Hydrochoerus hydrochoeris), nos propomos a estudar e analisar os componentes deste aparelho, para que possamos, através de dados obtidos nesta pesquisa, adquirir melhor conhecimento básico e compará-lo com o de animais da mesma subordem (Histricomorfos) e com outras espécies de mamíferos domésticos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA O. MORETO; FRANCELIUSA D. OLIVEIRA; BRUNO M. BERTASSOLI; ANTÔNIO C. ASSIS NETO. Morfologia comparada do aparelho respiratório de capivaras (Hydrochoerus hydrochoeris). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 37, n. 3, p. -, Mar. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.