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Atividade de estudo e pensamento teórico: relações impulsionadoras do desenvolvimento de crianças em idade escolar

Processo: 12/00366-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Stela Miller
Beneficiário:Cleber Barbosa da Silva Clarindo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Desenvolvimento infantil   Ensino fundamental   Crianças em idade escolar   Teoria histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade de estudo | Ensino Fundamental | Pensamento teórico | Teoria Histórico-Cultural | atividade de estudo

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido em nível de graduação com o objetivo geral de compreender e evidenciar como a atividade de estudo, por meio de seu conteúdo o conhecimento teórico possibilita as grandes transformações no modo pelo qual as crianças em idade escolar compreendem e analisam o mundo dos fenômenos, das relações e dos bens humanos. Tal formulação é decorrente da compreensão de que, a atividade de estudo, entendida pelos teóricos da teoria histórico-cultural como a atividade principal da criança em idade escolar, tem grande importância na formação das forças intelectuais e cognitivas das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, porque desenvolve nele uma relação teórica com o mundo. Por meio do conhecimento teórico - conteúdo da atividade de estudo - na criança desenvolvem-se novas capacidades que possibilitam o desenvolvimento de uma nova forma que o escolar adquire para concretizar sua relação com o mundo humano. Tal compreensão contrasta com a realidade de nossas escolas públicas as quais, via de regra, não têm conseguido desenvolver nos estudantes essas capacidades. Assim, partimos da hipótese de que a atividade de estudo, com seu conteúdo - o conhecimento teórico - é uma opção adequada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico que objetiva desenvolver nos estudantes novas formações psicológicas superiores que possibilitem a apropriação do que há de mais elaborado na cultura humana e, com isso, um novo modo de pensar e agir no meio em que vive. Para compreender e esclarecer os conceitos-chave para a pesquisa, faz-se necessário localizar, reunir e analisar teorizações contidas em publicações, textos, artigos e livros de autores da teoria histórico-cultural que discutam as questões centradas na atividade de estudo, pensamento teórico e o papel do ensino no desenvolvimento das crianças.(AU)

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