Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes sócio-biológicos de desvios nutricionais em pré-escolares - Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) - 2006/07.

Processo: 11/17736-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei
Beneficiário:Jonas Augusto Cardoso da Silveira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Epidemiologia   Estudos transversais   Inquéritos epidemiológicos   Fatores de risco

Resumo

Inquéritos nacionais de saúde são importantes instrumentos para o reconhecimento das características sociais, demográficas e epidemiológicas da população, subsidiando o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas públicas. A PNDS de 1996 e 2006, conjuntamente com os inquéritos de 1974-1975 (ENDEF) e 1989 (PNSN), vem cumprindo seu papel, permitindo a comparação dos seus dados ao longo do tempo em nível nacional e internacional dada à padronização dos métodos de amostragem e coleta de dados.A presente pesquisa pretende analisar e identificar fatores associados à evolução ponderal de menores de crianças pré-escolares (24-59 meses), por meio da variável "Evolução Ponderal Condicional" (EPC), que é gerada a partir de quatro informações sobre a criança: o peso ao nascer, o peso no inquérito, a idade da criança e o sexo. A EPC é o resíduo padronizado gerado por uma regressão linear específica para sexo, tendo o Z-score de peso-para-idade (ZP/I) no inquérito como variável de desfecho e o ZP/I ao nascer e a idade como variáveis independentes. Portanto, a EPC representa o quanto a criança se desviou do ganho ponderal esperado considerando seus pares. Tal estratégia corrige importantes limitações da análise do ganho ponderal, tal como o efeito de regressão a média, a colinearidade de medidas antropométricas repetidas e as diferentes idades na data do inquérito. Além disso, avançaremos nos estudos sobre tendências seculares de desvios nutricionais realizados pelo grupo, analisando a tendência secular do excesso de peso entre pré-escolares por meio dos dados dos inquéritos nacionais de 1989, 1996 e 2006. A proposta se fundamenta nas sólidas evidências de que nos primeiros anos de vida os fatores ambientais exercem influência preponderante na saúde das crianças. O reconhecimento dos fatores associados aos desvios antropométricos poderá se constituir em informação inovadora para a compreensão dos determinantes da desnutrição e do excesso de peso para a população infantil brasileira, assim como para avaliação de programas e políticas de saúde e nutrição. Esta proposta é também de baixo custo e de grande alcance, uma vez que não demanda coleta adicional de dados, permite conclusões sobre a população brasileira e gera conhecimento científico a partir de dados que foram pouco explorados, mas que já consumiram recursos da nação para a sua realização.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, JONAS AUGUSTO C.; COLUGNATI, FERNANDO ANTONIO B.; POBLACION, ANA PAULA; TADDEI, JOSE AUGUSTO A. C. Association between socioeconomic and biological factors and infant weight gain: Brazilian Demographic and Health Survey - PNDS-2006/07. Jornal de Pediatria, v. 91, n. 3, p. 284-291, MAY-JUN 2015. Citações Web of Science: 3.
SILVEIRA, J. A. C.; COLUGNATI, F. A. B.; POBLACION, A. P.; TADDEI, J. A. A. C. The role of exclusive breastfeeding and sugar-sweetened beverage consumption on preschool children's weight gain. PEDIATRIC OBESITY, v. 10, n. 2, p. 91-97, APR 2015. Citações Web of Science: 8.
SILVEIRA, JONAS AUGUSTO C.; COLUGNATI, FERNANDO ANTONIO B.; COCETTI, MONIZE; TADDEI, JOSE AUGUSTO A. C. Secular trends and factors associated with overweight among Brazilian preschool children: PNSN-1989, PNDS-1996, and 2006/07. Jornal de Pediatria, v. 90, n. 3, p. 258-266, MAY-JUN 2014. Citações Web of Science: 16.
JONAS AUGUSTO C. SILVEIRA; FERNANDO ANTÔNIO B. COLUGNATI; MONIZE COCETTI; JOSÉ AUGUSTO A.C. TADDEI. Secular trends and factors associated with overweight among Brazilian preschool children: PNSN-1989, PNDS-1996, and 2006/07. Jornal de Pediatria, v. 90, n. 2, p. -, Abr. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.