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Representação e práticas identitárias de professores e alunos no discurso de jogos digitais educacionais para ensino de inglês para crianças

Processo: 11/21504-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Silva Amarante
Beneficiário:Hellen Caroline de Castro Ishida
Instituição Sede: Faculdade de Letras. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Ensino de língua estrangeira   Jogos educativos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Identidade | inglês como língua estrangeira para crianças | jogos educacionais digitais | Poder | Representação | Análise do Discurso

Resumo

Este Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica se insere no projeto de pesquisa intitulado "Aprendizes e Professores: Representações e Práticas Identitárias no Discurso sobre e de Ensino de Inglês para Crianças", da Profa. Dra. Maria de Fátima Silva Amarante. Assim, visa a concorrer para o conhecimento produzido pela linha de pesquisa "Discurso e Identidade: representações de gênero e de poder", do Grupo de Pesquisa "Estudos do Discurso". Pretende analisar as representações inscritas no discurso veiculado em jogos digitais educacionais para ensino de inglês para crianças, de uma perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de Linha Francesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, cuja metodologia faz prever inicialmente, coleta de subsídios teóricos de caráter multidisciplinar, seguida da análise do que é exterior ao discurso (contexto sócio histórico; contexto de enunciação e perfil dos interlocutores) para, finalmente, dedicar-se ao exame da materialidade linguística do discurso em busca das representações de professores e crianças aprendizes de inglês marcadas no fio do discurso, e, então, desvelar as práticas identitárias que elas constituem. O trabalho, por meio da divulgação de seu desenvolvimento e resultados em eventos científicos e da elaboração de um artigo em coautoria com a orientadora, espera contribuir para a área da Linguística Aplicada, em especial para os estudos acerca de gêneros textuais digitais e para as questões de identidade e poder, bem como fornecer subsídios para cursos Licenciatura em Inglês, além de se prestar a constituir discursos que propiciem reflexões que conduzam a alterações nas relações de poder constituídas no e pelo discurso pedagógico no ciberespaço. (AU)

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