Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de Syncephalastrum racemosum como antagonista do fungo cultivado pelas formigas cortadeiras

Processo: 12/02177-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:André Rodrigues
Beneficiário:Felipe Pedrosa Chagas
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico

Resumo

Atualmente, o controle das formigas cortadeiras é realizado com inseticidas químicos a base de sulfluramida. Entretanto, tal composto é persistente no ambiente e bioacumulativo, de forma que são desejáveis pesquisas que visem desenvolver formas alternativas de combate a esses insetos. Em estudo prévio (projeto FAPESP n. 06/58043-3 - Controle de formigas cortadeiras: estudos integrados) foram obtidos diversos fungos filamentosos associados aos ninhos dessas formigas. Dentre os isolados que ocorreram em elevada frequência, encontra-se o fungo Syncephalastrum racemosum. Informações sobre o potencial antagonista desse fungo são incipientes. O objetivo do presente projeto é avaliar o potencial antagonista de S. racemosum frente ao fungo cultivado pelas formigas cortadeiras. Para tanto, serão realizados experimentos in vitro nos quais diferentes linhagens de S. racemosum serão cultivadas na presença do fungo de Atta sexdens rubropilosa. Além disso, será avaliada a natureza da interação de S. racemosum e o fungo das formigas. A viabilidade germinativa dos esporos de S. racemosum também será verificada na tentativa de correlacioná-la com o potencial antagonista do fungo. Tendo em vista a procura por reduzir o uso de agentes químicos no combate as formigas cortadeiras, o presente projeto constitui-se no primeiro passo para estudar, dentre os micro-organismos associados a esses insetos, aqueles com potencial para agentes de controle biológico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARCOTO, MARIANA O.; PEDROSA, FELIPE; BUENO, ODAIR C.; RODRIGUES, ANDRE. Pathogenic nature of Syncephalastrum in Atta sexdens rubropilosa fungus gardens. Pest Management Science, v. 73, n. 5, p. 999-1009, MAY 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.