Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto dinâmico de estruturas Piezocompósitas laminadas (EPLA) utilizando o método de otimização topológica (MOT)

Processo: 11/19979-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Ruben Andres Salas Varela
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecatrônica   Otimização topológica

Resumo

Materiais piezocompósitos laminados são compostos por camadas de material piezelétrico, metálica e de material compósito (matriz epóxi com fibras de carbono ou de vidro), que possibilitam obter vantagens em relação aos materiais piezelétricos convencionais, permitindo obter características superiores que não podem ser conseguidas pelos seus componentes de forma isolada como, por exemplo, maior flexibilidade e resistência mecânica ou menor peso. Sob esse enfoque, esse projeto tem por objetivo o desenvolvimento de Estruturas Piezocompósitas Laminadas (EPLA) que consistem basicamente em estruturas multicamadas, através do projeto de modos de vibração e freqüências de ressonância visando aplicações dinâmicas. Entre as potenciais aplicações dessas estruturas têm-se motores, sonares e dispositivos de coleta de energia ("energy harvester"), para os quais é de muito interesse a melhora das suas características dinâmicas e o seu desempenho. O projeto dinâmico de uma EPLA é complexo, mas pode ser sistematizado utilizando o método de otimização topológica (MOT). O MOT é um método baseado na distribuição de material num domínio de projeto fixo com o objetivo de extremizar uma função de custo sujeita às restrições inerentes do problema, combinando algoritmos de otimização e de elementos finitos. A formulação de MOT para o projeto dinâmico de EPLA pretende determinar tanto a topologia ótima dos materiais nas diferentes camadas como o sinal de polarização do material piezelétrico e o ângulo da fibra na camada compósita, tendo como finalidade o projeto de um modo de vibrar particular, maximizando a amplitude de vibração em pontos determinados, numa freqüência de ressonância especificada ou a conversão de energia. O trabalho inclui as etapas de projeto, simulação, fabricação e caracterização de protótipos. O tópico proposto está inserido no projeto de pesquisa FAPESP Nº2011/02387-4 cujo responsável é o orientador do candidato.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAS, RUBEN ANDRES; JAVIER RAMIREZ-GIL, FRANCISCO; MONTEALEGRE-RUBIO, WILFREDO; SILVA, EMILIO CARLOS NELLI; REDDY, J. N. Optimized dynamic design of laminated piezocomposite multi-entry actuators considering fiber orientation. COMPUTER METHODS IN APPLIED MECHANICS AND ENGINEERING, v. 335, p. 223-254, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.