Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação de um modelo simplificado para verificação da influência da geometria urbana na formação de ilha de calor noturna.

Processo: 12/00594-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Lea Cristina Lucas de Souza
Beneficiário:Camila Mayumi Nakata Osaki
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação por computador   Planejamento territorial urbano

Resumo

A formação de ilha de calor noturna é um fenômeno de destaque em pesquisas de planejamento urbano e conforto térmico, e tem como uma das causas a geometria urbana. Teoricamente, quanto menor a fração de céu visível, maior o acúmulo de calor nas superfícies e maior a temperatura do ar. O fenômeno é resultado da influência das características da urbanização, que alteram o balanço energético das cidades. Dentre pesquisas nesse contexto, o modelo proposto por Oke (1981) evidencia-se pela sua relevância na área. Esse projeto objetiva adaptar esse modelo em uma ferramenta de simulação computacional SIG para verificação da influência da geometria urbana na formação de ilha de calor noturna. Além disso, se propõe a verificação das diferenças entre alguns modelos de cálculo de clima urbano. Com isso, a metodologia a ser empregada inclui o reconhecimento das ferramentas do software ArcGis para o desenvolvimento de uma sub-rotina de cálculo. Para a fase de aperfeiçoamento da ferramenta está prevista simulação de um cenário real e, para a análise da influência da geometria urbana na formação de ilhas de calor, serão realizadas simulações de diversos cenários com geometrias diferentes. Utilizando esses mesmos cenários, são previstas simulações com o software ENVI-met, a fim estabelecer a comparação entre os desempenhos dos modelos e verificação de suas limitações. Dessa forma, é esperado que, com base em modelos simplificados e com uma linguagem mais contemporânea, seja possível verificar em um SIG a importância da geometria urbana na formação de ilhas de calor noturna.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKATA-OSAKI, CAMILA MAYUMI; LUCAS SOUZA, LEA CRISTINA; RODRIGUES, DANIEL SOUTO. THIS - Tool for Heat Island Simulation: A GIS extension model to calculate urban heat island intensity based on urban geometry. COMPUTERS ENVIRONMENT AND URBAN SYSTEMS, v. 67, p. 157-168, JAN 2018. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.