Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação de linhagens celulares humanas para crescimento em suspensão e meios de cultura livres de soro fetal bovino

Processo: 12/02109-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Kamilla Swiech Antonietto
Beneficiário:Rafael Tagé Biaggio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A principal vantagem da utilização de células de mamíferos como sistema de expressão reside no fato destas células serem capazes de realizar modificações pós traducionais bem como o enovelamento de proteínas de uma maneira autêntica, gerando uma proteína com correta qualidade terapêutica. Apesar disso, uma das principais limitações da utilização desta tecnologia, em comparação com os sistemas microbianos, é o alto custo de produção em função, por exemplo, dos baixos níveis de expressão e da necessidade de meios de cultura complexos e de custo elevado. Portanto, para se ter um processo de produção viável economicamente alguns pontos devem ser criteriosamente analisados na escolha do sistema de produção. Em função disso, a indústria, ao invés de ficar restrita aos sistemas de produção existentes e já consolidados tem buscado novas plataformas de produção. Linhagens celulares humanas têm despertado muito interesse pelo fato de serem capazes de produzir proteínas glicosiladas de maneira mais similar às proteínas nativas humanas. No entanto, em função da aplicação recente, ainda não foram apropriadamente caracterizadas do ponto de vista de uma futura aplicação comercial. Frente ao exposto, o objetivo principal deste projeto é estabelecer culturas livres de SFB e em suspensão para as linhagens celulares humanas HKB-11, SK-HEP-1 e HepG2. Para isso será avaliado tanto os meios de cultivos isentos de SFB comerciais, quanto à possibilidade de desenvolvimento de meios proprietários. Estudos preliminares realizados com as 3 linhagens já identificaram possíveis meios de cultura comerciais, sendo que os melhores resultados em termos de estabelecimento de uma cultura livre de SFB e em suspensão foram obtidos com a linhagem HKB-11.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIAGGIO, RAFAEL TAGE; ABREU-NETO, MARIO SOARES; COVAS, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Serum-free suspension culturing of human cells: adaptation, growth, and cryopreservation. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 38, n. 8, p. 1495-1507, AUG 2015. Citações Web of Science: 6.
PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; BIAGGIO, RAFAEL TAGE; COVA, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Production of Recombinant Therapeutic Proteins in Human Cells: Current Achievements and Future Perspectives. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS, v. 20, n. 12, SI, p. 1373-1381, DEC 2013. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIAGGIO, Rafael Tagé. Adaptção de linhagens celulares humanas para crescimento em suspensão e meios de cultura livres de soro fetal bovino. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.