Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento noradrenérgico e serotonérgico nas alterações nociceptivas e motoras observadas em ratos hemiparkinsonianos

Processo: 12/07231-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Pagano
Beneficiário:Ana Carolina Pinheiro Campos
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50772-4 - Doença de Parkinson e dor: mecanismos envolvidos na neuroplasticidade nociciptiva e no efeito da estimulação do córtex motor em ratos, AP.JP
Assunto(s):Doenças cerebrais   Doença de Parkinson   Dor

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva dos neurônios dopaminérgicos nigroestriatais [1], resultando emalterações no controle motor extrapiramidal [2]. A maioria dos pacientes com DP relata dor, em muitos casos precocemente às desordens motoras e cognitivas características da doença [3]. Na primeira etapa do projeto demonstramos que ratos hemiparkinsonianos apresentam o fenômeno de hiperalgesia mecânica, a qual é revertida pela reposição de dopamina sistêmica. Observamos o aumento do conteúdo proteico de D1 no mesencéfalo lesado, porém ainda não podemos correlacionar essa alteração com a nocicepção observada. O objetivo deste projeto é investigar as alterações protéicas em estruturas envolvidas com a resposta nociceptiva em ratos submetidos ao modelo de DP induzido pela neurotoxina 6-hidroxidopamina estriatal unilateral. A caracterização da lesão nigroestriatal será avaliada pela resposta comportamental dos animais nos testes de rotação e catalepsia. O envolvimento dos sistemas noradrenérgico e serotonérgico seráinvestigado com o tratamento prévio dos animais com inibidores de recaptação específicos. A resposta nociceptiva será investigada em modelos de nocicepção térmica e mecânica.Será determinada a análise do conteúdo proteico da enzima ácido glutâmico-descarboxilase (GAD65/67) e dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 e opioidérgicos µ(MOR), º (KOR) e ´ (DOR), no tálamo, na medula espinhal, no mesencéfalo e no estriado.Esse estudo poderá contribuir para o entendimento da plasticidade nociceptiva que ocorre na vigência da DP, viabilizando ferramentas para o aprimoramento de técnicas empregadas durante essa e outras alterações do sistema nervoso central. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO CAMPOS, ANA CAROLINA; BERZUINO, MIRIA BENATTI; HERNANDES, MARINA SORRENTINO; FONOFF, ERICH TALAMONI; PAGANO, ROSANA LIMA. Monoaminergic regulation of nociceptive circuitry in a Parkinson's disease rat model. Experimental Neurology, v. 318, p. 12-21, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
DOMENICI, ROBERTA A.; CAMPOS, ARIA CAROLINA P.; MACIEL, SORAYA T.; BERZUINO, MIRIA B.; HERNANDES, MARINA S.; FONOFF, ERICH T.; PAGANO, ROSANA L. Parkinson's disease and pain: Modulation of nociceptive circuitry in a rat model of nigrostriatal lesion. Experimental Neurology, v. 315, p. 72-81, MAY 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.