Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendendo a hiperalgesia mecânica induzida pela lesão nigroestriatal: avaliação do padrão de ativação central

Processo: 12/07232-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Pagano
Beneficiário:Miriã Benatti Berzuino
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50772-4 - Doença de Parkinson e dor: mecanismos envolvidos na neuroplasticidade nociciptiva e no efeito da estimulação do córtex motor em ratos, AP.JP
Assunto(s):Dor   Neurofisiologia   Doença de Parkinson   Hiperalgesia   Modelos animais

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva dos neurônios dopaminérgicos nigroestriatais [1], resultando em alterações no controle motor extrapiramidal [2]. A maioria dos pacientes com DP relata dor, a qual é negligenciada e pouco compreendida. Na primeira fase do projeto, observamos a redução do limiar nociceptivo mecânico de ratos hemiparkinsonianos, acompanhada de hiperatividade talâmica, porém os mecanismos envolvidos não foram bem esclarecidos. O objetivo deste projeto é investigar o padrão de ativação central de estruturas envolvidas com a resposta nociceptiva, em ratos hiperalgésicos hemiparkinsonianos. A caracterização da lesão nigroestriatal será determinada pela perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra (SN) e pelo teste do campo aberto. A resposta nociceptiva será investigada em modelos de hiperalgesia térmica e mecânica. A avaliação da atividade neuronal será realizada na substância cinzenta periaquedutal (PAG), na SN, no loco cerúleo (LC), no núcleo magno da rafe (NMR) e na coluna posterior da medula espinhal (CPME). A ativação microglial será avaliada na SN. Será investigada a mediação opioidérgica na PAG, na SN e na CPME. Em todos os parâmetros, será avaliado o envolvimento dos sistemas noradrenérgico e serotonérgico. Esse estudo poderá contribuir com o entendimento das alterações na via nociceptiva que ocorrem na vigência da DP, viabilizando estratégias para o aprimoramento de técnicas empregadas durante essa patologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO CAMPOS, ANA CAROLINA; BERZUINO, MIRIA BENATTI; HERNANDES, MARINA SORRENTINO; FONOFF, ERICH TALAMONI; PAGANO, ROSANA LIMA. Monoaminergic regulation of nociceptive circuitry in a Parkinson's disease rat model. Experimental Neurology, v. 318, p. 12-21, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
DOMENICI, ROBERTA A.; CAMPOS, ARIA CAROLINA P.; MACIEL, SORAYA T.; BERZUINO, MIRIA B.; HERNANDES, MARINA S.; FONOFF, ERICH T.; PAGANO, ROSANA L. Parkinson's disease and pain: Modulation of nociceptive circuitry in a rat model of nigrostriatal lesion. Experimental Neurology, v. 315, p. 72-81, MAY 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.