Busca avançada
Ano de início
Entree

Reforma do Ensino da Língua Materna(1884), de Antonio da Silva jardim, na história do ensino de leitura e escrita no Brasil

Processo: 11/15588-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Franciele Ruiz Pasquim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antonio da Silva Jardim | historia da educação | História do Ensino da Leitura | Historia do Ensino da Língua Portuguesa | História da Educação

Resumo

Neste projeto, já em andamento, apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada às linhas "História do ensino de língua portuguesa" e "História da alfabetização", do Gphellb - Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", e aos Projetos Integrados de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", e "Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011)" (Auxílio CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo específico de contribuir para a compreensão do pensamento do professor, advogado, político, propagandista positivista e republicano, Antonio da Silva Jardim (1860 - 1891), sobre o ensino da leitura e da escrita, enfoca-se, neste projeto, o documento Reforma do ensino da lingua materna (1884), que contém versão escrita de conferência proferida por Silva Jardim, como lente da 1ª Cadeira - Língua Portuguesa, da Escola Normal de São Paulo. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, vem-se elaborando um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Antonio da Silva Jardim e vem-se analisando a configuração textual do documento, a qual consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido: quem foi seu autor, com que necessidades e finalidades elaborou esse documento, a quem se destinava, quais suas características de conteúdo e forma, em que contexto histórico foi elaborado e em que consistem as mudanças propostas pelo autor para o ensino da língua materna. Até o momento foi possível constatar que, no documento em análise estão presentes os aspectos que Silva Jardim considerava mais importantes para o ensino da leitura, a saber, o método da palavração proposto pelo poeta positivista português João de Deus e que, no âmbito do pensamento republicano de Silva Jardim, essa proposta de reforma pode ser interpretada como parte integrante de sua atuação política em favor da instauração do regime republicano no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASQUIM, Franciele Ruiz. Reforma do ensino da língua materna (1884), de Antonio da Silva Jardim, na história do ensino de leitura e escrita no Brasil. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.