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A recepção de Wundt por Durkheim: modelos de excelência científica numa era de delimitações disciplinares

Processo: 11/15712-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Marcia Cristina Consolim
Beneficiário:Laís Fernanda Rodrigues
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/20870-7 - Os sociólogos durkheimianos e a psicologia alemã: a importância do laboratório e da psicologia de Wundt, BE.EP.MS
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Émile Durkheim | Intelectuais no Século XIX | L Année Sociologique | Relações intelectuais França e Alemanha | Sociologia francesa | Sociologia das Ciências Sociais

Resumo

Este projeto de pesquisa se insere na área de Sociologia das Ciências Sociais e analisa as relações intelectuais entre França e Alemanha no final do século XIX e início do século XX, focando principalmente na recepção e influência das ideias de Wilhelm Wundt na França entre universitários, mais especificamente Émile Durkheim e o grupo de intelectuais ligados a ele e à revista Lannée Sociologique. O contexto histórico também faz parte da análise, momento em que as relações científicas e universitárias entre França - derrotada na guerra Franco-Prussiana de 1870 e a Alemanha vitoriosa - se intensificam, principalmente pela admiração dos universitários e intelectuais franceses em relação ao sistema universitário alemão e sua produção científica. Nesse momento, a universidade francesa buscava autonomia em relação ao poder político e social.Para tal estudo do pensamento dos intelectuais do período, utilizo como método fundamental a teoria de Pierre Bourdieu para estudar o campo intelectual do período, considerando imprescindível analisar as trajetórias intelectuais e sociais dos universitários que fizeram estágio no laboratório de Wundt, assim como o estudo das instituições intelectuais, políticas e sociais e a interferência que elas exerceram em relação à produção do conhecimento desses intelectuais. Pretendo utilizar fontes históricas, tais como obras, documentos produzidos pelos universitários, sua correspondência, diários e demais produções de uso privado para compreender melhor suas trajetórias e tomadas de posição.

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