Busca avançada
Ano de início
Entree

HABITAÇÃO EMERGENCIAL. Estudo de Alternativas para os Desastres Naturais no Brasil.

Processo: 11/15574-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Leandro Silva Medrano
Beneficiário:Giovana Savietto Feres
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desastres ambientais

Resumo

O planeta tem enfrentado atualmente fenômenos naturais diversos e de conseqüências catastróficas os quais afetaram cerca de 243 milhões de pessoas por ano, entre os anos de 1998 e 2007. O Brasil, inserido nesse contexto, foi o 6º país no mundo a enfrentar o maior número de desastres naturais em fevereiro de 2010. Apesar disso, o mapeamento das áreas de risco e a elaboração de planos preventivos municipais e de soluções mitigadoras às conseqüências das catástrofes, tais como a provisão de moradias emergenciais, são insuficientes em todo o país, já que isso implica em uma reforma profunda da estrutura urbana distante de ser concluída. O presente trabalho objetiva, dessa forma, identificar e analisar modelos teóricos e metodológicos de habitações emergenciais existentes no Brasil e no exterior capazes de atender às demandas nacionais advindas desses desastres sociais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERES, Giovana Savietto. Habitação emergencial e temporária, estudo de determinantes para o projeto de abrigos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.