Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem, expressão e purificação de alfa receptores de folato de homo sapiens para aplicações bioanalíticas em câncer

Processo: 11/16364-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Beatriz Nogueira Messias de Miranda
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/15892-4 - Produção de vesículas poliméricas para aplicações bioanalíticas em câncer, BE.EP.MS
Assunto(s):Homo sapiens   Métodos bioanalíticos   Técnicas biossensoriais   Biomarcadores   Expressão gênica

Resumo

Nos últimos anos a incidência do câncer tem crescido significativamente no contexto mundial, de forma que, segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, o impacto global desta doença mais que dobrou em 30 anos. Por conta das técnicas atualmente empregadas para a detecção da doença não serem individualmente conclusivas devido à subjetividade das análises-além de serem extremamente invasivos-não permitirem o diagnóstico precoce da doença. É gerado, portanto, uma motivação para o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas para a detecção do câncer. Recentemente, Lima et al. (2010) relataram a possibilidade do uso de biossensores para a detecção de biomarcadores em urina, sangue ou demais fluidos biológicos, facilitando o diagnóstico da doença em termos de operação, custo e rapidez. Células cancerígenas possuem receptores específicos de alta afinidade com folato e por serem altamente replicativas, estas células são extremamente dependentes do suprimento de folato reduzido. Com raras exceções, alfa receptores de folato (FR-±) é induzido seletivamente em tecidos cancerígenos e raramente expresso em células normais, mostrando-se, assim, altamente sensíveis e específicos. FR-± são proteínas extracelulares de 239 resíduos de aminoácidos, com propriedades bioquímicas específicas as quais podem ser exploradas pela estratégia de marcação para detecção e tratamento do câncer (biomarcadores). Neste presente projeto propõem-se a clonagem, expressão e purificação do FR-±, para subsequente imobilização das mesmas em microssistema e estudos com o biossensor desenvolvido por Lima et al. (2010). Desse modo, a biocaracterização ou caracterização bioanalítica da proteína FR-± recombinante (r-FR-±) será útil para entender o papel desta proteína no desenvolvimento de tecidos tumorais bem como para o desenvolvimento de drogas que possivelmente inativarão esta proteína, como os antifolatos, que são hoje os agentes antineoplásicos mais investigados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSIAS MIRANDA, BEATRIZ NOGUEIRA; FOTORAN, WESLEY LUZETTI; CANDURI, FERNANDA; FERREIRA SOUZA, DULCE HELENA; WUNDERLICH, GERHARD; CARRILHO, EMANUEL. Heterologous expression of Homo sapiens alpha-folate receptors in E. coli by fusion with a trigger factor for enhanced solubilization. Protein Expression and Purification, v. 142, p. 75-80, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Beatriz Nogueira Messias de. Clonagem, expressão e purificação de alfa receptores de folato de Homo sapiens para aplicações bioanalíticas em câncer. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.