Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da microbiota e intestinal da Tilápia do Nilo após splementação dietética com mananoligossacarídeo (MOS)

Processo: 11/16631-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Fabiana Pilarski
Beneficiário:Vanessa Vidoti Sotrati
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Tilápia

Resumo

Este ensaio terá como objetivo estudar os efeitos da adição de quatro níveis de mananoligossacarídeo à dieta de tilápias do nilo, durante 45 dias, sobre a microbiota intestinal e morfometria de criptas e vilosidades intestinais. Para tanto, serão utilizados 600 juvenis de tilápia com peso entre 30 a 50 g distribuídos aleatoriamente em 30 caixas experimentais de 310 litros (5 tratamentos, 3 repetições, 20 peixes/caixa), com aeração e renovação constante de água. Durante o período experimental serão oferecidas cinco rações experimentais, com 0.2, 0.4, 0.8 e 1.0%, e uma ração isenta de imunoestimulante (0). As dietas serão oferecidas aos peixes duas vezes ao dia até aparente saciedade. Após o período de fornecimento das dietas experimentais (tempo 0, 7, 15, 30 e 45 dias após a alimentação), os peixes serão amostrados para a caracterização microbiologia do intestino e histológica (morfometria de criptas e vilosidades intestinais) e de crescimento(crescimento e ganho de peso). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOTRATI, Vanessa Vidoti. Caracterização molecular da microbiota e morfologia intestinal da tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) após suplementação dietética com mananoligossacarídeo (MOS). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.