Busca avançada
Ano de início
Entree

Como a estrutura vibrônica de moléculas orgânicas afeta a eficiência da transferência de energia eletrônica?

Processo: 12/01425-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:René Alfonso Nome Silva
Beneficiário:Guilherme Ferreira Ferbonink
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia   Transferência de energia

Resumo

A proposta deste Projeto de Mestrado é estudar o efeito da estrutura vibrônica de moléculas orgânicas sobre propriedades do éxciton formado (tamanho do éxciton, extensão da deslocalização e mecanismos de transporte clássico e quântico). Pretende-se estudar o efeito da estrutura vibrônica bem como a estrutura vibracional da matriz polimérica, a partir de espectroscopia eletrônica (absorção e emissão) em condições foto estacionárias, em função da temperatura, e espectroscopia resolvida no tempo. Juntamente com cálculos quânticos e espectroscópicos, pretende-se chegar a um modelo quantitativo de distribuição de tamanho de éxciton, correlacionando esta informação com as progressões de Franck-Condon dos modos intra-moleculares relevantes. Além da absorbância e fluorescência resolvida no tempo, este Projeto também inclui o estudo da técnica de rede-de-difração transiente, por dois motivos: (i) a realização de medidas de "absorbância resolvida no tempo"; e (ii) entender o funcionamento de equipamentos de espectroscopia eletrônica bidimensional de femtossegundos, os quais distinguem experimentalmente entre os mecanismos Forster e Frenkel. Finalmente, os resultados serão modelados com programas escritos no grupo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOIOLA, PAULA T. C.; DIAS, WANDERLEIA D.; SOUZA, MONIQUE S.; FERBONINK, GUILHERME F.; ZANIOLO, MATHEUS G.; CERINI, MARIA F.; ATVARS, TERESA D. Z.; NOME, RENE A. Ethyl stearate: ethanol binary mixtures investigated by ultrafast OKE spectroscopy, optical microscopy, dynamic light scattering, and rheology. JOURNAL OF PHYSICAL ORGANIC CHEMISTRY, v. 27, n. 4, SI, p. 316-321, APR 2014. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERBONINK, Guilherme Ferreira. Espectroscopia resolvida no tempo aplicada ao estudo de transferência de energia em moléculas orgânicas e em nanopartículas de ouro. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.