Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de elementos retrotransponíveis da família REX no genoma de espécies do gênero Leporinus Spix, 1829 (Teleostei: Anostomidae)

Processo: 12/01437-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Patricia Pasquali Parise Maltempi
Beneficiário:Rafael Splendore de Borba
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Retroelementos

Resumo

No genoma dos eucariotos são encontrados dois tipos de sequências, as simples e as repetitivas. As sequências repetitivas (DNA repetitivo) são compostas por sequências individuais que se repetem diversas vezes no genoma dos eucariotos. Esse tipo especial de DNA foi, no passado, considerado como "DNA lixo" ou "DNA egoísta", porém nos últimos anos estudos vem comprovando que essas sequências podem ser muito importantes para a manutenção do genoma, estando envolvidas em diversos mecanismos de rearranjo e propagação do material genético. Dentro do grupo de DNA repetitivo existem as sequências repetidas em cadeia, tais como os DNAs satélites, minissatélites e microssatélites, e as sequências dispersas no genoma, que são denominadas transposons e retrotransposons. Existem diversos trabalhos que relatam os mecanismos de ação e evolução dos elementos retrotransponíveis, como por exemplo, os elementos da família Rex, que englobam as sequências Rex1, Rex3 e Rex6. Tais sequências parecem estar amplamente distribuídas no genoma dos vertebrados e análises filogenéticas indicam que essas sequências estiveram frequentemente ativas na evolução de diversos grupos. Dentre estes grupos, os peixes se destacam por possuir grande número de famílias de retrotransposons, de modo que grande parte dessas famílias não são encontradas em outros vertebrados, o que torna este grupo um importante modelo para o estudo do impacto dos retroelementos no genoma dos vertebrados. O presente projeto pretende identificar e analisar sequências dos elementos Rex1, Rex3 e Rex6 em espécies do gênero Leporinus, com o objetivo de conhecer sua organização, sua variação entre as espécies analisadas, sua distribuição cromossômica e entender a evolução dessas sequências no genoma do gênero e em peixes em geral.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORBA, Rafael Splendore de. Identificação e caracterização de elementos retrotransponíveis da família Rex do genoma de espécies do genêro Leporinus SPIX, 1829 (Teleostei: Anostomidae). 2013. 61 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.