Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do colostro bovino liofilizado sobre as características histológicas do tecido intestinal de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) e dourado (Salminus brasiliensis, Cuvier, 1816)

Processo: 12/01855-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Raul Machado Neto
Beneficiário:Thaline Maira Pachelli da Cruz
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Fisiologia animal

Resumo

Como um alimento de origem animal, o colostro bovino liofilizado (CBL) pode se constituir em uma alternativa inovadora quando fornecido como fonte de proteína e peptídeos bioativos na alimentação de peixes. O objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos do colostro bovino liofilizado sobre a histologia do epitélio intestinal de juvenis de espécies endêmicas e neotropicais de peixes, como o pacu e o dourado. Juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) e dourado (Salminus brasiliensis, Cuvier, 1816) serão distribuídos ao acaso em um esquema fatorial 3x2x2 (12 peixes por tratamento em triplicata) correspondendo às dietas experimentais (controle, 10 e 20% de inclusão de CBL), as datas de abate (30 e 60 dias após o início do período experimental) e ao hábito alimentar (onívoro e ictiófago). Os animais serão alimentados duas vezes ao dia até aparente saciedade. Nas datas de abate, o intestino de sete animais será coletado e dividido em intestino médio e reto, subdividindo-se o primeiro em dois segmentos, um cranial e outro intermediário. Estas amostras serão analisadas quanto às características histológicas, bem como, volume parcial da mucosa absortiva, espessura da camada muscular e quantificação e diferenciação de células caliciformes. Adicionalmente, será avaliado o efeito do IGF-I presente no colostro bovino sobre estas características do epitélio intestinal.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Thaline Maira Pachelli da. Epitélio intestinal de juvenis de pacu (Piaractus Mesopotamicus, Holmberg 1887) e dourado (Salminus brasiliensis, Cuvier 1816) alimentados com dieta contendo colostro bovino liofilizado. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.