Busca avançada
Ano de início
Entree

O intérprete de LIBRAS no ensino fundamental: análise da atuação em sala de aula

Processo: 12/02126-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Eliana Marques Zanata
Beneficiário:Alessandra Ferreira di Roma
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Educação inclusiva   Língua Brasileira de Sinais   Práticas pedagógicas   Pessoas com deficiência auditiva   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Escolar | Intérprete de Libras | Surdo | Educação inclusiva

Resumo

O presente projeto se destina à análise do papel do intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em classes regulares do Ensino Fundamental - Ciclo I (1º ao 5º ano). O intérprete, segundo as políticas públicas, deve ser um profissional devidamente qualificado para esse fim. Devido a tais exigências, esse sujeito torna-se escasso. Portanto, pretende-se investigar como tem se efetivado o papel do intérprete de LIBRAS em escolas públicas, na cidade de Bauru. O objetivo é realizar um procedimento de observação e registro das práticas dos intérpretes educacionais em sala de aula, verificar se há colaboração entre o professor regente e esse profissional, analisando sua prática pedagógica no que diz respeito às estratégias de ensino e a comunicação com o aluno surdo, comparando-as com a literatura especializada. A pesquisa será desenvolvida num período de dez meses e como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas com os intérpretes e registro da observação em sala de aula. Compõem-se os sujeitos desta pesquisa intérpretes educacionais de LIBRAS e professores de duas escolas públicas do município de Bauru, sendo uma municipal e outra estadual. Para subsidiar possíveis análises sobre o tema em questão antes de iniciar a discussão sobre o papel do intérprete na educação escolar da criança surda, a fundamentação teórica que sustentará a análise dos resultados, abordará conceitos e classificações dos diferentes graus de surdez, os principais métodos utilizados na educação da criança surda, períodos de aquisição da linguagem bem como uma breve explanação referente às terminologias: deficiente auditivo e surdo.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)