Busca avançada
Ano de início
Entree

Palinotaxonomia de Iridaceae JUSS. dos Estados de Goiás e Tocantins, Brasil

Processo: 12/02048-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Beneficiário:Marcos Vinicius Dantas de Queiroz
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Iridaceae   Palinologia   Cerrado

Resumo

A morfologia e a ultraestrutura polínica das Monocotiledôneas têm oferecido importantes dados para a resolução de problemas taxonômicos e se revelado de grande valor diagnóstico na sistemática de vários grupos, auxiliando tanto na delimitação genérica quanto na interespecífica. No âmbito das Iridaceae, a escultura da exina e o tipo e número de aberturas dos grãos de pólen variam muito e a palinotaxonomia oferece uma grande quantidade de características úteis para estudos taxonômicos e evolutivos. A área de estudo proposta, os Estados de Goiás e Tocantins, tem como bioma predominante, o Cerrado, e em sua vegetação é bastante comum encontrar representantes da família Iridaceae. Entretanto, os caracteres morfológicos vegetativos de seus representantes geralmente são muito semelhantes. A obtenção de outros caracteres como os da morfologia polínica virá a contribuir para a taxonomia do gênero e da família já que os caracteres polínicos são considerados mais estáveis, tornando-se importantes na delimitação de espécies ou de grupos de espécies afins. Os dados levantados das características polínicas das espécies da atual pesquisa serão essenciais para diversos estudos, principalmente aqueles ligados às revisões taxonômicas, além de contribuírem às filogenias que estão sendo desenvolvidas no nosso país, principalmente dos gêneros Trimezia, Pseudotrimezia e Sisyrinchium.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS-QUEIROZ, MARCOS VINICIUS; PINTO DA LUZ, CYNTHIA FERNANDES. Palynotaxonomy of Iridaceae Juss. from Goias and Tocantins States, Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 39, n. 2, p. 689-707, JUN 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.