Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ecotoxicogenética da torta de filtro, obtido do beneficiamento da cana-de-açúcar, antes e após processo de biodegradação.

Processo: 12/02812-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Leonardo Ramos Anacleto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Biodegradabilidade   Biologia celular e molecular   Genotoxicidade   Testes de mutagenicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradabilidade | cana-de-açúcar | estrogenicidade | Genotoxicidade | mutagenicidade | Torta de filtro | Biologia Celular e Molecular

Resumo

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de açúcar e etanol, o que vem necessitando, cada vez mais, de extensas áreas de cultivo de cana-de-açúcar. A alta produção da indústria sucroalcooleira gera uma quantidade intensa de resíduos que acaba por alterar a qualidade do solo, da água e do ar. Esta atividade agrícola tem como poluentes, além dos praguicidas e dos subprodutos da queima da cana-de-açúcar, subprodutos como a vinhaça e a torta de filtro, derivados do processo de destilação/fermentação e da filtração a vácuo do lodo retido nos clarificadores. Tanto a vinhaça como a torta de filtro vêm sendo utilizadas como agentes de recuperação da qualidade dos solos das culturas de cana-de-açúcar. Porém, não existem ainda muitas informações sobre seus efeitos, em longo prazo, sobre o meio ambiente; sobre os cuidados necessários para o armazenamento destes produtos; sobre a quantidade indicada para sua aplicação na cultura e se estes produtos causam algum efeito deletério à biota exposta no momento ou após a sua aplicação. Assim, este estudo visa analisar a biodegradabilidade da torta de filtro misturada a solo e bagaço de cana-de-açúcar, por meio do teste de respirometria de Bartha, bem como os efeitos tóxicos deste resíduo e de suas misturas nos organismos testes Eisenia andrei (teste de toxicidade e de fuga) e Allium cepa (aberrações cromossômicas e micronúcleo), bem como analisar os seus efeitos estrogênicos, utilizando cepas modificadas da levedura Saccharomyces cerevisiae. Os resultados deste estudo poderão contribuir com informações sobre os impactos dos contaminantes ambientais, por testar os efeitos ecotoxicológicos da torta de filtro das indústrias de açúcar e álcool, resíduos estes continuamente disponibilizados no ambiente. Será também avaliado, em caso de ação negativa sobre a biota exposta, os principais mecanismos de ação deste resíduo sobre os organismos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANACLETO, LEONARDO RAMOS; ROBERTO, MATHEUS MANTUANELLI; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Toxicological effects of the waste of the sugarcane industry, used as agricultural fertilizer, on the test system Allium cepa. Chemosphere, v. 173, p. 31-42, . (12/02812-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANACLETO, Leonardo Ramos. Avaliação ecotoxicogenética da torta de filtro, obtido do beneficiamento da cana-de-açúcar, antes e após processo de biodegradação. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.