Busca avançada
Ano de início
Entree

Associações e comparações entre Burnout, ansiedade, depressão e habilidades de residentes médicos de diferentes áreas

Processo: 12/02987-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Karina Pereira Lima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Saúde mental   Depressão

Resumo

A análise da literatura recente aponta a presença de altos índices de depressão, burnout e problemas de saúde mental em residentes médicos, sugerindo a necessidade da identificação de fatores de risco e proteção para tais problemas. Esse estudo tem como objetivo verificar as possíveis associações entre manifestações de burnout, indicadores de depressão e habilidades sociais em residentes médicos de áreas clínicas e cirúrgicas. Para isso, contará com uma amostra de conveniência de 100 residentes médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP de ambos os sexos, de diferentes anos, de áreas clínicas e cirúrgicas. Serão utilizados os seguintes instrumentos auto aplicados: Inventário da Síndrome de Burnout, Well - Being Index - 5 (WHO - 5), Inventário de Habilidades Sociais e um Questionário Complementar, abordando dados demográficos e relativos às atividades profissionais. Os instrumentos serão codificados conforme as normas técnicas e após a verificação da normalidade da amostra, será realizada a escolha dos testes para verificar as correlações entre as variáveis e as comparações entre grupos. Adotar-se-á em todos os testes o nível de significância de p<0,05. Têm-se como hipóteses norteadoras que no exercício profissional dos médicos residentes, a presença de manifestações de burnout e de depressão pode ser associada negativamente à presença de habilidades sociais as quais podem atuar como um fator de proteção para tais condições. Pretende-se que o estudo contribua com a sistematização de dados que possam auxiliar na proposição de medidas preventivas quanto à saúde mental de profissionais, residentes médicos em formação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA PEREIRA-LIMA; SONIA REGINA LOUREIRO. Associations between social skills and burnout dimensions in medical residents. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, n. 2, p. -, Jun. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.