Busca avançada
Ano de início
Entree

Kant e Schiller: moral, jogo e educação.

Processo: 12/03580-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Márcio Suzuki
Beneficiário:Paulo Borges de Santana Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Immanuel Kant   Jogos   Moral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Jogo | Kant | moral | Schiller | História da Filosofia Moderna

Resumo

Esta pesquisa pretende explicar a interpretação e a crítica de Schiller a Kant e determinar,aproximando ao máximo os dois autores, quais são os princípios concordantes entre ambos e quaissão os novos valores que Schiller consegue introduzir na problemática da moral e da antropologia sem, todavia, contradizer a letra kantiana. Veremos como a sua crítica ao formalismo moral coloca como fundamento princípios propriamente kantianos. Além disso, a pesquisa se atém a entender como sua concepção de homem enquanto um ser lúdico não contradiz a concepção de homem kantiana e, também, a entender como tal concepção não dispensa o homem em nada dos deveres presentes na moral; ao contrário, Schiller aceita a herança kantiana do conflito entre jogo e autonomia moral. No entanto, ao gerenciar o conflito entre jogo e moral e possibilitar um certo grau de harmonia entre eles no interior do homem e nas relações entre homens, Schiller introduz novos elementos como a influência do belo e do artista pedagogo e, deste modo, pensa segundo valores que transcendem os kantianos. Nesse quadro, qual será o valor desses novos valores segundo o padrão de valor kantiano?

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA JÚNIOR, Paulo Borges de. Kant e Schiller: conflitos e diálogos entre entendimento e sensibilidade. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.