Busca avançada
Ano de início
Entree

O mercado imobiliário em Londrina e Ribeirão Preto: análise comparativa do processo de estruturação intraurbano.

Processo: 12/03708-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Everaldo Santos Melazzo
Beneficiário:Marlon Altavini de Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço urbano   Mercado imobiliário   Geografia urbana

Resumo

Frente ao processo geral de organização do espaço geográfico - oriundo da desigual distribuição das atividades produtivas e da população no território - é essencial a compreensão da dimensão alcançada pela urbanização na contemporaneidade, na condição que a cidade conquista em sua expansão, como resultante concreta da reprodução social. A constante e desigual produção e transformação do espaço interno das cidades não se formam aleatoriamente, mas responde a padrões de uso do solo, particularizados pelo momento histórico e correspondente a decisões e ações de diferentes agentes, públicos e privados, no passado que se reelaboram no presente, condicionando o futuro. Este processo desigual se intensifica quando comandado a partir das estratégias aplicadas pela fração do capital referente aos agentes incorporadores, atuantes na transformação dos usos do solo urbanos e na produção seletiva dos espaços internos das cidades, tornando evidente, conjuntamente, a ampliação das desigualdades socioespaciais e os sentidos da urbanização contemporânea. Assim, trabalhando com dados de anúncios imobiliários do período 1995 - 2010 o presente projeto de pesquisa coloca em uma perspectiva comparada as características dos mercados imobiliários de duas cidades médias, que se destacam na rede urbana da qual fazem parte: Londrina e Ribeirão Preto. Busca-se, assim, apreender processos que sejam comuns entre elas e outros, particulares a cada uma.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Marlon Altavini de. Diferenciando o espaço e produzindo cidades : lógicas e agentes da produção do espaço urbano em Ribeirão PretoSP e LondrinaPR. 2014. 172 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.