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Reversos da Modernidade: O Conceito de Poesia no Pensamento de Roland Barthes
Processo: | 12/04081-2 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de maio de 2012 |
Vigência (Término): | 02 de setembro de 2014 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas |
Pesquisador responsável: | Verónica Galíndez |
Beneficiário: | Juliana Gonçalves Bratfisch |
Instituição-sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 13/20433-9 - Barthes e a política, BE.EP.MS |
Assunto(s): | Crítica literária |
Resumo Partindo da leitura e da análise dos fragmentos escritos entre os anos de 1972 à 1977 - tendo como parâmetro as publicações de Le plaisir du texte e Fragments d'un discours amoureux - esta pesquisa procura discutir a escrita do fragmento enquanto desenvolvimento de uma política do sentido na escrita de Roland Barthes. A preocupação inicial dessa pesquisa consiste em historicizar a forma ensaística recuperada por Barthes. Deste modo, faz-se necessário a leitura dos expoentes da escrita do fragmento na tradição alemã, focando em como o gênero, a teoria e a prática do fragmento são desenvolvidos pelos primeiros românticos alemães - principalmente os irmãos Schlegel e Novalis - e, mais tarde, por Nietzsche. Buscaremos, com a historicização da forma questionar os deslocamentos propostos pela retomada deste gênero no contexto da década de setenta francesa, pois esta viria de encontro com as noções de textualidade, de obra, de neutro e, principalmente, de corpo: noções desenvolvidas por Barthes nesse intervalo de tempo que serão aqui analisadas em detalhe, a partir das quais poderemos discutir a efetiva elaboração de uma política do sentido na escrita dos fragmentos. (AU) | |