Busca avançada
Ano de início
Entree

A política do intervalo em Roland Barthes

Processo: 12/04081-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 02 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Verónica Galíndez
Beneficiário:Juliana Gonçalves Bratfisch
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/20433-9 - Barthes e a política, BE.EP.MS
Assunto(s):Crítica literária

Resumo

Partindo da leitura e da análise dos fragmentos escritos entre os anos de 1972 à 1977 - tendo como parâmetro as publicações de Le plaisir du texte e Fragments d'un discours amoureux - esta pesquisa procura discutir a escrita do fragmento enquanto desenvolvimento de uma política do sentido na escrita de Roland Barthes. A preocupação inicial dessa pesquisa consiste em historicizar a forma ensaística recuperada por Barthes. Deste modo, faz-se necessário a leitura dos expoentes da escrita do fragmento na tradição alemã, focando em como o gênero, a teoria e a prática do fragmento são desenvolvidos pelos primeiros românticos alemães - principalmente os irmãos Schlegel e Novalis - e, mais tarde, por Nietzsche. Buscaremos, com a historicização da forma questionar os deslocamentos propostos pela retomada deste gênero no contexto da década de setenta francesa, pois esta viria de encontro com as noções de textualidade, de obra, de neutro e, principalmente, de corpo: noções desenvolvidas por Barthes nesse intervalo de tempo que serão aqui analisadas em detalhe, a partir das quais poderemos discutir a efetiva elaboração de uma política do sentido na escrita dos fragmentos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRATFISCH, Juliana Gonçalves. Política do intervalo (la voie de Roland Barthes). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.