Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação na pesquisa "A sociologia de policiamento e polícia comunitária relacionada aos Jogos Olímpicos de Londres 2012”

Processo: 12/05350-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 13 de julho de 2012
Vigência (Término): 19 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Heloisa Helena Baldy dos Reis
Beneficiário:Heloisa Helena Baldy dos Reis
Anfitrião: Richard Giulianotti
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Loughborough University, Inglaterra  
Assunto(s):Sociologia do esporte   Jogos olímpicos   Segurança pública   Violência no esporte   Crime

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende dar continuidade a busca de conhecimento de novas tecnologias e métodos nos estudos sobre a relação entre violência e esporte, tema de pesquisa que desenvolvo desde o início do meu doutorado em 1995. A proposta torna-se neste momento mais oportuna porque o Brasil tem a incumbência de promover dois dos mais importantes megaeventos no âmbito mundial, que são: Copa do Mundo 2014 e no Rio de Janeiro às Olímpiadas de 2016. Esta proposta é uma oportunidade ímpar de realizar intercâmbio com renomados sociólogos britânicos a fim de adquirir novos conhecimentos e novas metodologias de pesquisa em Sociologia do Esporte. Os objetivos da parceria na pesquisa são: 1. Participar da pesquisa "A Sociology of Policing and Police-Community Relations at the London 2012 Olympics". 2. Conhecer metodologia de pesquisa sociológica para grandes eventos. 3. Conhecer mecanismos de controle e prevenção de violência em grandes eventos. A base teórica do projeto dos britânicos é a teoria do risco, esta irá nos ajudar a analisar como os megaeventos esportivos produzem uma ampla variedade de riscos em relação ao crime; a pesquisa irá conhecer e analisar como a polícia identifica, avalia e responde aos riscos específicos relacionados com o crime Olímpico; como a polícia e as pessoas locais identificam, interpretam e negociam os riscos específicos que podem comprometer seus relacionamentos, e quais são os riscos relacionados aos jogos que podem surgir ou permanecer em Newham após os Jogos Olímpicos. (AU)